IA deve ajudar a gerar 97 milhões de novos empregos até 2025, diz pesquisa

Os avanços em inteligência artificial, dados e digitalização podem ajudar a gerar 97 milhões de novos empregos até 2025, de acordo com levantamento divulgado pela Coursera na última terça-feira (29). A pesquisa destaca o impacto das credenciais digitais no futuro da educação e na criação de oportunidades de trabalho.

Segundo o Relatório de Impacto de Microcredenciais 2024, as universidades têm investido cada vez mais em credenciais digitais específicas da indústria na complementação dos programas de graduação. Com isso, os formandos estão chegando mais prontos para o mercado.

Universidades e estudantes precisam ser adequar às mudanças proporcionadas pela tecnologia, segundo o estudo. (Imagem: Getty Images)Universidades e estudantes precisam ser adequar às mudanças proporcionadas pela tecnologia, segundo o estudo. (Imagem: Getty Images)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Para 90% dos mais de mil líderes de educação superior representando 850 instituições de ensino, de 89 países entrevistados no estudo, os graduados que obtêm tais credenciais estão melhor preparados. Outros 75% acreditam que os programas com crédito acadêmico por credenciais da indústria são os mais indicados.

Além disso, todos concordam que a tecnologia desempenha um papel essencial no fortalecimento da carreira a longo prazo. Esse mesmo sentimento é compartilhado pelos alunos, com 97% dos estudantes na América Latina e no Caribe acreditando que um Certificado Profissional pode ajudar a conseguir emprego após a formação.

Desafios para superar

Embora líderes e estudantes se mostrem entusiasmados com a IA na educação e na geração de empregos, o relatório divulgado pela plataforma de ensino à distância aponta que ainda é preciso superar alguns desafios. O número de instituições com microcredenciais para crédito acadêmico nesta parte do continente é de apenas 46%.

Falta de conscientização (50%), dificuldades na integração das credenciais digitais nos currículos atuais (45%) e incertezas sobre a qualidade delas (35%) são as principais barreiras apontadas para a adoção da tecnologia nas universidades. Por outro lado, 71% dos líderes planejam incorporá-la em seus currículos nos próximos cinco anos.

“Ao integrar treinamento de habilidades relevantes e microcredenciais em seus cursos, as universidades podem equipar os alunos com as competências necessárias para as carreiras futuras. Agora, mais do que nunca, as instituições precisam abraçar as microcredenciais para fornecer aos estudantes os recursos que precisam para desbloquear novas oportunidades de carreira”, destacou a diretora de conteúdo da Coursera, Marni Baker.

Tags

Compartilhe

Duas marcas, dois resultados: a ascensão da Vivo, que se torna case no Brasil e no mundo, e a Queda da Oi
Duas marcas, dois resultados: a ascensão da Vivo, que se torna case no Brasil e no mundo, e a Queda da Oi
Oracle vê telcos como base da nuvem soberana no Brasil
Justiça manda metrô de SP indenizar em R$ 5,7 mil por celular furtado
Governo nega recursos e mantém Whatsapp e Messenger inadequados para menores de 14 anos
Nova carteira de identidade chega a 51,3 milhões de documentos. Piauí lidera com 60%
Anatel retira 1,3 milhão de produtos irregulares do mercado em um ano
Anatel retira 1,3 milhão de produtos irregulares do mercado em um ano
Receita passa a aceitar certificado digital na nuvem e contas Gov.br para o DCTFWeb
China combate big techs americanas e veta compra da startup de agentes IA Manus pela Meta por US$ 2 bilhões
Anatel recolheu mais de 1,3 milhão de produtos piratas do mercado
BTG Pactual confirma acesso indevido a dados de contas internacionais