bndes-e-caixa-podem-levar-internet-ao-minha-casa-minha-vida

BNDES e Caixa podem levar internet ao Minha Casa Minha Vida

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Minha Casa Minha Vida já entregou cerca de 6 milhões de unidades e agora pode incorporar programa de acesso à internet | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta quinta-feira, 7, a abertura de diálogo com a Caixa Econômica sobre possível projeto-piloto para levar internet banda larga para programas de moradia popular, como o Minha Casa Minha Vida. Seriam usados recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), além de crédito para catadores de recicláveis.

A previsão de auxílio para internet a beneficiários do Minha Casa Minha Vida foi vetada no ano passado pelo governo. O anúncio do BNDES e da Caixa ocorre mesmo antes do tema ser revisado pelo Congresso Nacional.

A ideia foi incorporada por parlamentares na Medida Provisória 1162/2023, que reformulou os requisitos para estrutura das habitações. Ao vetar, o governo alegou que “a proposição legislativa contraria o interesse público ao não apresentar estimativa de impacto fiscal e criar competição por recursos em relação às prioridades já definidas pelo arranjo de governança do referido Fundo”.

Pelo texto aprovado, a subvenção poderia ser aplicada a qualquer família atendida pelo programa. Desde seu lançamento, em 2009, o Minha Casa Minha Vida entregou cerca de seis milhões de unidades, e estão previstas outras duas milhões até 2026.

Apesar do veto ao trecho que previa a ajuda de custo, o governo federal manteve entre os objetivos do Minha Casa Minha Vida “estimular e facilitar a implantação de infraestrutura de conectividade e dos serviços de telecomunicações e internet para reduzir as lacunas digitais, culturais e informacionais”, parte que não estava prevista na versão original, encaminhada pelo Executivo.

Projeto

Foto: BNDES/Divulgação
Foto: BNDES/Divulgação

Os presidentes do BNDES, Aloizio Mercadante, e da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira (na foto acima), falaram sobre o possível projeto-piloto em reunião realizada no Rio de Janeiro (RJ), nesta quarta-feira, 6, segundo nota da estatal.

Vieira afirmou que a experiência inicial pode focar em conjuntos habitacionais já contratados “e que tenham grande densidade populacional”. Mercadante, por sua vez, reconheceu a relevância da proposta e o alinhamento a outras políticas, como a ampliação da conectividade para alunos de escolas públicas. “A pandemia mostrou o quanto é importante para a educação o acesso à banda larga. Tivemos um apartheid digital”, lembrou ele.

Com informações do BNDES*

Compartilhe

Anatel avalia 'grupos estratégicos' para medir competição em telecom
Anatel avalia 'grupos estratégicos' para medir competição em telecom
Intelbras vai investir R$ 200 milhões em nova fábrica em Manaus
Intelbras vai investir R$ 200 milhões em nova fábrica em Manaus
BMP contrata AWS para o processamento de um milhão de propostas por minuto
Telebras vai ativar rede privativa do governo em maio, começando por Aracaju
Telebras vai ativar rede privativa do governo em maio, começando por Aracaju
Entenda o bloqueio do governo às plataformas de previsão no Brasil
Entenda o bloqueio do governo às plataformas de previsão no Brasil
Anatel leva à UIT projetos de 4G, fiscalização digital e TV 3
Anatel leva à UIT projetos de 4G, fiscalização digital e TV 3.0
Anatel retira 1,3 milhão de produtos sem homologação do mercado
Anatel retira 1,3 milhão de produtos sem homologação do mercado
Almaviva nomeia Valeria Sandei para liderar IA global
Almaviva nomeia Valeria Sandei para liderar IA global
Duas marcas, dois resultados: a ascensão da Vivo, que se torna case no Brasil e no mundo, e a Queda da Oi
Duas marcas, dois resultados: a ascensão da Vivo, que se torna case no Brasil e no mundo, e a Queda da Oi
Oracle vê telcos como base da nuvem soberana no Brasil