Com GenAI, consumidor pode experimentar e comprar roupas sem sair de casa

Com a operação iniciada em 2023 a plataforma Doris disponibiliza ao consumidor um serviço inédito: um provador virtual para experimentar produtos de forma realista e realizar compras sem sair de casa. A tecnologia, desenvolvida exclusivamente para o recurso, oferece o chamado “experience-commerce”, quando se prioriza a comodidade e conveniência do cliente antes de qualquer estratégia de venda.

Unindo inovação tecnológica e a expertise de uma equipe de mais de 40 colaboradores e desenvolvedores, a plataforma apresenta um serviço preciso de leitura das medidas e informações do usuário após o upload das fotos. O próximo passo é a reconstrução do corpo, que mantém o tom de pele do consumidor e a inserção das peças por meio da Inteligência Artificial (IA) Generativa.

Foram utilizadas 12 unidades de processamento gráfico (GPUs) NVIDIA V100, com suporte a CUDA, durante quatro meses, para os treinamentos das redes neurais dessa tecnologia. Com acesso realizado totalmente em nuvem, a NVIDIA V100 oferece um desempenho de até 32 unidades central de processamento (CPU) em uma única GPU.

A plataforma utiliza inteligência artificial (IA) generativa, alimentada pelo processo de Deep Learning, para gerar imagens com 96% de precisão em apenas 08 segundos.

O desenvolvimento e a aplicação da plataforma Doris contou também com o apoio do programa de aceleração de startups, NVIDIA Inception, oferecido pela empresa que redefiniu a computação gráfica moderna, computação de alto desempenho e Inteligência Artificial (IA), a NVIDIA. Por meio do programa, a empresa teve acesso a consultoria de deep learning, auxílio para a escolha de quais GPUs utilizar nos ambientes de treinamento e produção, além de créditos para o uso de GPUs em nuvem.

Sendo projetado para auxiliar as startups, por meio do acesso à tecnologia qualificada, conhecimento e suporte, o programa conta com mais de 12 mil startups em todo mundo e pouco mais de 500 na América Latina, incluindo a Doris, que já participa do Inception há cerca de um ano.

Disponível para o varejo

A expectativa é que Doris seja um marco para o e-commerce e alavanque as vendas de forma expressiva. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro tem a expectativa de faturar 200 bilhões de reais até 2024, um mercado que permanece o mesmo há décadas, mesmo após a ascensão da compra via dispositivos móveis.

Para que o comércio integre a plataforma em suas lojas, é preciso disponibilizar uma foto da roupa em uso ou em repouso para que seja digitalizada por meio da IA. O programa detecta automaticamente as medidas e fornece o caimento da peça aos diferentes tamanhos, tons de pele e variações.

Segundo os desenvolvedores, o próximo passo de Doris é dispor da experiência de combinar roupas do site juntamente com as de casa, no guarda-roupa do consumidor, proporcionando possibilidades infinitas de combinações, unindo o real e o digital. Doris está disponível no site das lojas Reserva e Zapalla.

Tags

Compartilhe

Anatel remarca leilão de 700 MHz para segunda-feira, dia 4 de maio
Anatel confirma abertura das propostas do 700 MHz para dia 4
Anatel confirma abertura das propostas do 700 MHz para dia 4
Setor de data centers pede velocidade e previsibilidade no Brasil
Setor de data centers pede velocidade e previsibilidade no Brasil
IA exige redes ópticas mais escaláveis e resilientes, diz Nokia
IA exige redes ópticas mais escaláveis e resilientes, diz Nokia
Ciena vê interconexão óptica como peça-chave para data centers de IA
Ciena vê interconexão óptica como peça-chave para data centers de IA
Data center leva IA soberana para serviço público do Caribe
Data center leva IA soberana para serviço público do Caribe
Fair share e Inteligência Artificial têm movimentações no Congresso
Fair share e Inteligência Artificial têm movimentações no Congresso
Associações pedem para Justiça barrar medidas sobre Fundação Atlântico na recuperação da Oi
Associações pedem para Justiça barrar medidas sobre Fundação Atlântico na recuperação da Oi
Para nova presidente da Algar, crescimento passa por transformação e reaproximação com o consumidor
Para nova presidente da Algar, crescimento passa por transformação e reaproximação com o consumidor
Instituto Claro completa 25 anos de atuação em educação e cidadania
Instituto Claro completa 25 anos de atuação em educação e cidadania