apos-falas-de-musk,-juscelino-filho-critica-“intromissao”

Após falas de Musk, Juscelino Filho critica “intromissão”

Foto: MCom
Foto: MCom

Após o dono do X (antigo Twitter) Elon Musk usar a plataforma para criticar a Justiça brasileira, o ministro das telecomunicações, Juscelino Filho, postou mensagem afirmando que o Brasil não pode permitir “nenhuma intromissão externa” que ameace a soberania nacional.

Filho defendeu ainda a retomada de projetos de lei no Congresso Nacional para “garantir mais segurança ao ambiente digital e, principalmente, combater a disseminação de informações falsas e do discurso de ódio”.

A soberania do Brasil deve ser respeitada e não podemos permitir nenhuma intromissão externa que a ameace. Somos um país democrático, com Poderes constituídos e independentes. As redes sociais não são uma terra sem lei.

— Juscelino Filho (@DepJuscelino) April 8, 2024

É preciso que a discussão sobre a regulamentação dessas mídias avance no Congresso Nacional para garantir mais segurança ao ambiente digital e, principalmente, combater a disseminação de informações falsas e do discurso de ódio.

— Juscelino Filho (@DepJuscelino) April 8, 2024

O Secretário de Políticas Digitais da Secom/Presidência da República, também usou a rede social para criticar Musk. João Brant afirmou que o dono do X facilitou a proliferação de conteúdo racista na rede, enquanto restringiu o acesso de pesquisadores a dados da plataforma.

A atitude de Elon Musk evidencia seu desprezo pela justiça brasileira. Responde politicamente ao buzz dos ultimos dias requentando decisões antigas e aproveita para fazer agitação e propaganda de extrema direita. É claro que pode haver opiniões diferentes sobre as decisões do STF…

— João Brant (@joaobrant) April 7, 2024

Jorge Messias, Advogado Geral da União, também defendeu a regulação das plataformas após as mensagens de Musk.

É urgente regulamentar as redes sociais. Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades. A…

— Jorge Messias (@jorgemessiasagu) April 6, 2024

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) também usou a rede para criticar Musk e em defesa da regulação de plataformas digitais no Brasil. Ele é relator do PL 2630, que está travado no Congresso. Silva vê o momento como favorável à retomada da tramitação.

É impossível continuarmos no estado de coisas atual. As Big Techs se arrogam poderes imperiais. Descumprir ordem judicial, como ameaça Musk, é ferir a soberania do Brasil. Isso não será tolerado! A regulação torna-se imperativa ao Parlamento. PL 2630 SIM!https://t.co/B17WnY0X17

— Orlando Silva (@orlandosilva) April 8, 2024

No fim de semana, Elon Musk publicou posts no Twitter criticando Alexandre de Moraes e a Justiça brasileira, alegando defesa da liberdade de expressão. Retuitou posts de seguidores com os quais concordava, inclusive ofensivos que tratavam opositores como “retardados” ou Moraes como “Darth Vader”, o vilão do filme Guerra nas Estrelas. Afirmou que as regras no Brasil são “draconianas” e disse que vai publicar todas as demandas feitas por Moraes, a quem o bilionário diz ferir a Constituição.

Coming shortly, will publish everything demanded by @Alexandre and how those requests violate Brazilian law.

This judge has brazenly and repeatedly betrayed the constitution and people of Brazil. He should resign or be impeached.

Shame @Alexandre, shame.

— Elon Musk (@elonmusk) April 7, 2024

Em resposta, Moraes determinou inquérito para apurar os atos de Musk. Segundo o UOL, o ministro do STF quer saber se as mensagens publicadas pelo bilionário podem ser tipificadas como obstrução à Justiça, inclusive em organização criminosa, e incitação ao crime. Além disso, o incluiu como investigado no inquérito das milícias digitais e determinou multa de R$ 100 mil diários por perfil reativado sem aval da Justiça. Ainda conforme o UOL, a Anatel emitiu aviso às operadoras para que fiquem de prontidão caso seja emitida ordem para bloqueio do X (Twitter) no Brasil.

Na manhã desta segunda-feira, 8, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, emitiu uma nota destacando que a Corte “atuou e continuará a atuar na proteção das instituições, sendo certo que toda e qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição Federal, às leis e às decisões das autoridades brasileiras”.

“Decisões judiciais podem ser objeto de recursos, mas jamais de descumprimento deliberado. Essa é uma regra mundial do Estado de Direito e que faremos prevalecer no Brasil”, concluiu Barroso.

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
NAVA anuncia mais de 140 vagas presenciais e remotas
NAVA anuncia mais de 140 vagas presenciais e remotas
Empresas devem adotar nova metodologia para atendimento aos clientes
Empresas devem adotar nova metodologia para atendimento aos clientes
Xbox terá um catálogo de jogos usando IA generativa, afirma CEO da Microsoft
Xbox terá um catálogo de jogos usando IA generativa, afirma CEO da Microsoft