CPQD atinge distância de 200 quilômetros na transmissão de informações quânticas por fibra óptica

O projeto Segurança Cibernética no Domínio Quântico, que o CPQD vem desenvolvendo desde o ano passado, atingiu recentemente um marco importante: a transmissão de informações quânticas codificadas em partículas de luz (fótons) por um enlace de 200 quilômetros de fibra óptica. A distância recorde foi alcançada em experimento realizado nos laboratórios do CPQD, utilizando o novo ambiente operacional de testes (testbed) instalado pela equipe do projeto, conduzido no âmbito do PPI Softex – sob coordenação da Softex e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

“Em termos práticos, o experimento comprova a capacidade de integração e validação de tecnologias de comunicação quântica de ponta para a proteção de informações sensíveis contra ataques cibernéticos de nova geração, um dos desafios da era pós-quântica”, afirma Eduardo Mobilon, líder técnico do projeto. Ele explica que algoritmos quânticos representam uma ameaça aos sistemas criptográficos tradicionais, usados atualmente para proteger informações sensíveis de ataques cibernéticos. “O avanço alcançado no projeto abre caminho para redes de altíssima segurança, com proteção de infraestruturas críticas contra os ataques mais poderosos que poderão ser lançados a partir da computação quântica”, acrescenta.

O testbed instalado nos laboratórios do CPQD é aberto à comunidade acadêmica e a empresas parceiras interessadas em testar e validar suas soluções nessa área, permitindo a integração das tecnologias de distribuição quântica de chaves (QKD), geração quântica de números aleatórios (QRNG) e algoritmos de criptografia pós-quântica (PQC) em diferentes cenários de aplicação – como redes de comunicação, sistemas IoT, redes blockchain, entre outros.

“Essa infraestrutura colaborativa implantada pelo CPQD consolida o papel da instituição como catalisadora da inovação em cibersegurança, aproximando ciência, mercado e sociedade. A computação quântica muda o patamar da segurança cibernética global e estamos preparados para liderar essa transição com tecnologia genuinamente nacional, contribuindo para tornar o Brasil mais seguro e autônomo no domínio digital”, ressalta Rafael Carvalho Figueiredo, gerente de Soluções em Fotônica e Quântica do CPQD.

O projeto Segurança Cibernética no Domínio Quântico tem duração de 30 meses e conta com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991. Seu objetivo é preparar o Brasil para os desafios da era pós-quântica, posicionando o país no cenário mundial nessa área.

Tags

Compartilhe

Desktop lança plataforma de streaming com TV ao vivo
Desktop lança plataforma de streaming com TV ao vivo
CPQD atinge distância de 200 quilômetros na transmissão de informações quânticas por fibra óptica
Deezer: 44% das músicas novas são geradas por IA, mas consumo não passa de 3%
Redes ópticas crescem 20% e Nokia eleva projeção para 2026
Redes ópticas crescem 20% e Nokia eleva projeção para 2026
IA e FinOps viram regra e consolidam nuvem híbrida nas empresas
IA e FinOps viram regra e consolidam nuvem híbrida nas empresas
Claro admite avaliar compra da Oi Soluções; e acende sinal amarelo com pressão de custos e falta de produtos
Univity levanta 27 milhões de euros para testar 5G via satélites
Univity levanta 27 milhões de euros para testar 5G via satélites
82% das empresas no Brasil ganham eficiência com Wi-Fi, aponta Cisco
82% das empresas no Brasil ganham eficiência com Wi-Fi, aponta Cisco
Claro espera mudanças na tributação para trazer GPUs ao Brasil
Claro espera mudanças na tributação para trazer GPUs ao Brasil
Claro sai na frente e fecha com Apple e Google Cloud para incorporar oferta de nuvem nos planos pós-pagos