82,8% dos municípios avançam no Índice Brasileiro de Conectividade

Mapa Índice Anatel capa 2

Mais de oito em cada dez municípios brasileiros registraram melhora no Índice Brasileiro de Conectividade (IBC) entre 2024 e 2025. Dos 5.570 municípios avaliados, 4.614 (82,8%) avançaram no indicador, enquanto 956 (17,2%) apresentaram recuo. A nova edição do índice também aponta aumento da média nacional e uma distribuição mais homogênea da conectividade entre os municípios brasileiros.

Índice IBC melhora municípios

Os resultados constam da análise do IBC 2025, publicada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esta é a primeira edição que permite acompanhar a evolução anual do indicador após a revisão metodológica promovida em 2024, possibilitando comparar o desempenho dos municípios ao longo do tempo e avaliar os efeitos das políticas públicas voltadas à expansão da infraestrutura de telecomunicações.

Média cresce; diferenças entre municípios diminuem

A média nacional do IBC passou de 52,40 pontos em 2024 para 55,35 pontos em 2025, em uma escala de zero a cem. A mediana também aumentou, indicando que a evolução ocorreu de forma disseminada entre os municípios e não apenas entre aqueles que já apresentavam melhores indicadores.

Índice IBC melhora mediana

O estudo também verificou redução do desvio-padrão e do coeficiente de variação do índice. Segundo os autores, esses resultados indicam que a distribuição da conectividade tornou-se mais homogênea no período, apontando para uma redução, ainda que marginal, das desigualdades entre os municípios.

Entre os componentes do índice, a cobertura móvel apresentou a maior evolução. Mais de 92% dos municípios registraram melhora nesse indicador, desempenho superior ao observado nos demais componentes que integram o IBC.

Infraestrutura digital segue associada à renda

Embora a conectividade tenha avançado na maior parte do país, a análise conclui que a infraestrutura digital continua fortemente relacionada ao nível de desenvolvimento econômico dos municípios.

Para chegar a essa conclusão, a Anatel cruzou os resultados do IBC com o Produto Interno Bruto (PIB) per capita municipal e classificou os municípios brasileiros em quatro grupos, conforme o desempenho simultâneo nos dois indicadores. O maior deles reúne 2.010 municípios (36,1%), classificados como “Desenvolvidos”, que apresentam simultaneamente elevado Índice Brasileiro de Conectividade e PIB per capita acima da mediana nacional. Essas cidades concentram-se principalmente nas regiões Sul e Sudeste, além de áreas do Centro-Oeste.

Faixa IBC per capita PIB 2

O estudo também identificou um grupo formado por 983 municípios (17,6%), classificados como “Potencial”. Nessas localidades, o IBC está acima da mediana, mas a renda permanece abaixo do ponto de corte adotado pela pesquisa. Esse resultado indica que a infraestrutura digital, isoladamente, não é suficiente para elevar a renda sem fatores complementares, como qualificação da mão de obra, diversificação econômica e acesso a mercados.

Outra situação apontada envolve municípios com PIB per capita elevado, mas desempenho inferior no Índice Brasileiro de Conectividade. O relatório considera esses casos uma anomalia do ponto de vista do desenvolvimento digital e afirma que essas localidades podem se tornar prioridade para políticas públicas de expansão da infraestrutura de telecomunicações.

Norte e Nordeste concentram áreas mais críticas

A Anatel afirma que a desigualdade digital brasileira mantém forte componente territorial. A distribuição dos municípios classificados como críticos e desenvolvidos reproduz, em grande medida, as diferenças históricas de desenvolvimento entre as regiões Norte e Nordeste e as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O relatório conclui que políticas de universalização da conectividade tendem a produzir melhores resultados quando articuladas a estratégias mais amplas de desenvolvimento regional, de forma a reduzir as desigualdades territoriais observadas no acesso à infraestrutura de telecomunicações.

Índice passou por revisão metodológica

A possibilidade de comparação entre diferentes anos decorre da revisão metodológica realizada pela Anatel em 2024. A atualização incorporou a conectividade em áreas passíveis de uso agrícola, redefiniu os pesos das variáveis e estabeleceu novos critérios de normalização, permitindo que o IBC passasse a acompanhar a evolução da infraestrutura de telecomunicações ao longo do tempo.

O índice reúne indicadores de cobertura móvel, densidade de acessos móveis e de banda larga fixa, adensamento de estações rádio-base (ERBs), presença de redes de transporte em fibra óptica, competição nos mercados móvel e de banda larga fixa e conectividade em áreas rurais.

O post 82,8% dos municípios avançam no Índice Brasileiro de Conectividade apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Bancos projetam investir R$ 50,4 bilhões em TIC este ano
Bancos projetam investir R$ 50,4 bilhões em TIC este ano. Cibersegurança vira prioridade absoluta
Pirataria audiovisual: a destruição de valor e do setor, os riscos invisíveis e o papel do consumidor
Pirataria audiovisual: a destruição de valor e do setor, os riscos invisíveis e o papel do consumidor
Elea anuncia data center de 7,5 MW para demandas de IA em Belém
Elea anuncia data center de 7,5 MW para demandas de IA em Belém
82,8% dos municípios avançam no Índice Brasileiro de Conectividade
82,8% dos municípios avançam no Índice Brasileiro de Conectividade
Quem não produz tecnologia compra dependência
Quem não produz tecnologia compra dependência
Anatel envia tecnologia de monitoramento de espectro para apoiar buscas por vítimas do terremoto na Venezuela
Anatel envia tecnologia de monitoramento de espectro para apoiar buscas por vítimas do terremoto na Venezuela
A Copa dos múltiplos dispositivos
A Copa dos múltiplos dispositivos
Elea terá data center de até 100 MW em Belém, no Pará
Elea terá data center de até 100 MW em Belém, no Pará
STF suspende sanções por riscos psicossociais no trabalho e abre conciliação
STF suspende sanções por riscos psicossociais no trabalho e abre conciliação
Municípios somam mais de 830 projetos de iluminação e cidades inteligentes
Municípios somam mais de 830 projetos de iluminação e cidades inteligentes