aneel-contrariou-decreto,-afirma-ministerio-das-comunicacoes

Aneel contrariou decreto, afirma Ministério das Comunicações

O Ministério das Comunicações, comandado por Juscelino Filho (União-MA), soltou nota nesta quarta-feira, 24, na qual critica duramente a decisão tomada pela Aneel ontem de extinguir processo sobre compartilhamento de postes. Para o MCOM, a agência do setor elétrico contrariou o Decreto 12.068/24, editado pelo governo federal com itens que buscavam pacificar a questão.

Foto: Tele.Síntese
Foto: Tele.Síntese

“A Aneel fundamentou sua decisão em argumentos frágeis e excessivamente burocráticos, contrariando o decreto presidencial nº 12.068/2024, que estabelece normas para eliminar o uso inadequado de postes, permitir a expansão da rede de telecomunicações – especialmente com cabos de fibra ótica – e implementar medidas para prevenir acidentes envolvendo a população e os trabalhadores dessas áreas”, diz o MCOM na nota.

Segundo a Pasta, o cenário do compartilhamento de postes entre empresas de energia elétrica e de telecomunicações é problemático, e exige solução urgente. “O assunto já estava em estágio avançado de discussão e uma resolução conjunta das agências para promover um uso mais eficiente e econômico da infraestrutura existente já foi aprovada pela Anatel em outubro do ano passado, restando apenas a aprovação da Aneel”, registra.

Com a manifestação, o MCOM reforça o coro de críticas de órgãos do Poder Público à Aneel. Ontem, a Anatel emitiu posição na qual destacou que a extinção do processo, que tramitava desde 2018, representava um retrocesso.

À noite, o Ministério de Minas e Energia enviou nota à Agência Infra, na qual também teceu críticas ao regulador das elétricas. Na nota, o ministro Alexandre Silveira (PSD-MG), afirmou se alinhas às preocupações da Anatel “de que decisões como a adotada hoje pela ANEEL protelem o interesse público de ter uma solução digna para a situação insustentável dos postes no Brasil e espera que a diretoria da ANEEL tenha a responsabilidade e senso de urgência necessários para cumprir com zelo sua importante função pública”.

Confira, abaixo, a íntegra da nota publicada hoje pelo MCOM:

“O Ministério das Comunicações expressa sua preocupação com a recente decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que atrasa a resolução do cenário problemático do compartilhamento de postes entre empresas de energia elétrica e de telecomunicações.

A Aneel fundamentou sua decisão em argumentos frágeis e excessivamente burocráticos, contrariando o decreto presidencial nº 12.068/2024, que estabelece normas para eliminar o uso inadequado de postes, permitir a expansão da rede de telecomunicações – especialmente com cabos de fibra ótica – e implementar medidas para prevenir acidentes envolvendo a população e os trabalhadores dessas áreas.

Nesse contexto, o Ministério das Comunicações se posiciona ao lado do Ministério das Minas e Energia e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em oposição à decisão da Aneel de encerrar o processo que abordava essa questão.

Ressaltamos que o assunto já estava em estágio avançado de discussão e uma resolução conjunta das agências para promover um uso mais eficiente e econômico da infraestrutura existente já foi aprovada pela Anatel em outubro do ano passado, restando apenas a aprovação da Aneel.

A regulamentação das agências estabelecerá o valor para a cessão dos postes das concessionárias de energia para a entidade exploradora de infraestrutura, orientado pelos custos da operação. Será estabelecida uma oferta de referência de espaço de infraestrutura, com preços e condições para a exploração comercial dos postes pela entidade exploradora de infraestrutura para as empresas de energia e de telecomunicações.”

Compartilhe

iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV