Viés de dados em IA afeta 57% das organizações do País

Estudo divulgado pela Progress indica que, no mundo, 78% dos decisores empresariais e de TI acreditam que o viés de dados se tornará uma preocupação maior à medida que o uso de IA/ML aumenta, mas apenas 13% deles estão atualmente tratando disso e têm um processo de avaliação contínuo. No Brasil, 57% das organizações afirmam sofrer com o enviesamento de dados, 82% acreditam que ter uma abordagem sustentável à questão permitirá o crescimento da confiança na automação de decisões, e 75% confirmam que precisam fazer mais para lidar com esse problema.

A pesquisa global “Data Bias: The Hidden Risk of AI” (“Enviesamento de dados: o risco escondido da IA”, em português) foi conduzida pela empresa de pesquisa independente Insight Avenue e se baseia em entrevistas com mais de 640 profissionais de negócios e TI em todo o mundo, em cargos de direção e acima, que usam dados para tomar decisões e que usam ou planejam usar inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML ou machine learning, em inglês) para apoiar suas tomadas de decisão. O relatório completo e as conclusões podem ser encontrados aqui.

Os vieses da dados (ou data bias, em inglês) muitas vezes são herdados por experiências culturais e pessoais daqueles que constroem os modelos de inteligência artificial e de machine learning, produzindo resultados inesperados e potencialmente prejudiciais às pessoas e organizações. No entanto, apesar do risco de armadilhas legais e financeiras, há uma falta de compreensão em torno do treinamento, processos e tecnologia necessários para lidar com esse fenômeno de maneira eficaz.

Quando questionados sobre os benefícios de tomar medidas para evitar enviesamento de dados, os destaques apontados por líderes de negócios e TI brasileiros são:

? 96% deles acreditam em um potencial aumento das oportunidades de mercado;
? 92% dizem que isso trará mais atratividade para o cliente e uma tomada de decisão mais eficaz;
? 90% pensam que isso ajudará a melhorar a diversidade e a inclusão.

Entre os principais riscos de não abordar adequadamente o viés de dados:
? 61% dos executivos brasileiros citam possíveis danos à reputação e credibilidade;
? 57% deles estão preocupados com problemas de segurança e governança.

Além disso, entre as maiores barreiras apontadas por eles:

? 47% dos executivos enfrentam uma falta de ferramentas para identificar e mitigar o fenômeno;
? 45% sentem que não têm a compreensão sobre a melhor maneira de evitar o viés de dados;
? 43% mencionam a falta de conscientização de possíveis enviesamentos.

Os resultados da pesquisa também mostram que:

? 80% dos líderes brasileiros acreditam que a ética em torno da automação de decisões se tornará mais importante e urgente nos próximos dois anos;
? 78% das organizações no Brasil preveem tornar-se mais dependentes de IA/ML para a tomada de decisão nos próximos anos;
? 71% das empresas brasileiras estão trabalhando para garantir a integridade dos conjuntos de dados a fim de evitar e resolver problemas com o enviesamento de dados.

“Os dados do estudo são convincentes: há uma preocupação crescente e muito a ser feito em relação ao enviesamento de dados no Brasil. As informações deixam claro como este fenômeno pode afetar negativamente as operações comerciais e a tomada de decisões em todos os setores”, comenta Francisco Larez, vice-presidente da Progress para América Latina e Caribe. “À medida que identificamos novas capacidades de inteligência artificial e machine learning, queremos apoiar nossos clientes para garantir que eles tenham as informações corretas para tomar as melhores decisões. Nesse sentido, este levantamento da Progress é revelador”, completa.

Tags

Compartilhe

Anatel desenquadra SKY das obrigações de PMS; entenda
Meet permite transferência de ligações entre desktops e smartphones
QI Tech se torna unicórnio após aporte de US$ 50 milhões
QI Tech alcança status de unicórnio na América Latina
HP aposta na Ferrari
CPQD e Inventta iniciam implantação de Hub de Inovação focado em Web 3.0 em Campinas
Galapagos Capital adota plataforma baseada em IA para gestão de carteiras de recebíveis
Tecnisa aposta em programa de gamificação e dobra resultado de vendas
Grupos de ransomware intensificam ataques em redes de tecnologia operacional
Brasileiro supera média global no conhecimento e uso de IA generativa