vivo-vai-fornecer-redes-4g-e-5g-a-linha-5-lilas-do-metro-de-sp

Vivo vai fornecer redes 4G e 5G à Linha 5-Lilás do metrô de SP

Vivo vai levar conectividade 5G às estações da Linha 5-Lilás do metrô de SP
Estações da Linha 5-Lilás receberão 5G da Vivo (crédito: Governo do Estado de São Paulo)

A Vivo vai fornecer conectividade 4G e 5G à Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo. A operadora fechou uma parceria com a IHS Brasil, subsidiária da IHS Towers, para usar a infraestrutura de telefonia móvel nas estações e nos túneis operados pela ViaMobilidade.

A estação Campo Belo será a primeira a receber os equipamentos de conectividade móvel. O sistema deve ser replicado nas demais estações da linha no período de 12 a 18 meses.

A infraestrutura utilizada será a Distributed Antenna Systems (DAS), da IHS Brasil. Segundo as empresas envolvidas no projeto, a solução utiliza um sistema ativo digital e antenas ativas 5G e terá capacidade para atender cerca de 630 mil pessoas diariamente.

A Linha 5-Lilás compreende um trajeto de cerca de 20 quilômetros na zona sul de São Paulo, entre as estações Capão Redondo e Chácara Klabin. Ao todo, a trecho conta com 17 estações, das quais 12 são subterrâneas. Os túneis se estendem por 12 quilômetros, onde o sinal móvel não consegue chegar sem um sistema dedicado de antenas.

Em comunicado, a ViaMobilidade, empresa responsável pela gestão da linha, destacou que, em razão da crescente demanda por conectividade nas dependências do modal urbano, procurou soluções de infraestrutura que viabilizasse conexões móveis ao longo do trecho sob sua área de concessão.

“Estamos implementando um sistema de última geração utilizando 5G e 4G, para que os operadores de redes móveis possam fornecer os seus serviços a usuários finais em todo este sistema de transporte”, afirma Cassio Futuro, COO da IHS Brasil, em nota.

O projeto também conta com participação da Comba. A empresa de engenharia de telecomunicações vai fornecer soluções técnicas sem fio para complementar a infraestrutura da IHS.

Compartilhe

Veja no Boletim TELETIME: consolidação e empregos em telecom
Veja no Boletim TELETIME: consolidação e empregos em telecom
Amazon denunciou Anthropic. Empresas de segurança cibernética reagem e alertam para perigo da decisão
Europa reage à decisão de Trump de proibir uso da IA Anthropic no mundo
IA, cabos submarinos e escala 6×1: os destaques da semana no Congresso
IA, cabos submarinos e escala 6×1: os destaques da semana no Congresso
Anatel aprova regimente interno do GT de Consensualidade
Anatel aprova regimente interno do GT de Consensualidade
Brasil é parceiro chave na agenda digital, diz representante da Comissão Europeia
Brasil é parceiro chave na agenda digital, diz representante da Comissão Europeia
Vazamento de dados da Polícia Civil do Maranhão no PIX é o quinto episódio do ano
Enquanto mercado funcionar, não há problema na concentração, diz Anatel
Enquanto mercado funcionar, não há problema na concentração, diz Anatel
Segurança para quem atua nas redes de telecomunicações
Telecom e Radiodifusão geraram 540 mil empregos formais em 2025