Trabalhadores de TI do Maranhão e do Mato Groso conquistam o fim da escala 6×1 e jornada de 40 horas

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Fenati), negociou e conquistou o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais no Maranhão e no Mato Grosso.

Aos novas Convenções Coletivas de Trabalho dos dois estados foram assinadas com a Confederação Nacional de Serviços, em conjunto com os sindicatos representantes da categoria de TI dos dois estados: o Sindpd-MA e o Sindpd-MT.

A Fenati já conquistou a jornada de 40 horas em estados como São Paulo e Paraná, e cidades polo-tecnológicas como Uberlândia, em Minas Gerais. No caso do Paraná, a federação também já garantiu na CCT da categoria a proibição da escala 6×1.

“É uma conquista histórica. São duas normas coletivas que nos enchem de orgulho. Temos trabalhado todos os dias para garantir mais direitos e melhores condições de trabalho e de vida para os profissionais de TI de todo o Brasil e hoje, garantimos isso aos profissionais do Maranhão e do Mato Grosso. Seguiremos trabalhando, sabemos que estamos no caminho certo”, avalia Emerson Morresi, presidente da Fenati.

As duas CCT’s também garantem mais direitos e inúmeros benefícios para os profissionais de TI dos dois estados, como: Pisos Salariais acima do Salário-Mínimo; Day off de aniversário;Auxílio-Refeição; Auxílio-Creche; Auxílio Home Office; Adicional de Hora Extra; e Adicional Noturno

Os trabalhadores de TI do Maranhão voltam a contar com uma CCT após três anos. Também obteve um reajuste salarial de 16%, fruto de uma reposição salarial relativa ao período em que a categoria ficou sem instrumento próprio e, portanto, sem reajustes (outubro/2023 a fevereiro/2026).

“A assinatura desta convenção representa muito para os profissionais de TI do Maranhão e não teria sido possível sem o apoio da Fenati, que nos atendeu prontamente quando entramos em contato para denunciar a situação de abandono que nossa categoria enfrentava no estado”, comenta a presidente do Sindpd-MA,Luciana Moreira.

Tags

Compartilhe

Como a gestão de dados redefine o futuro da nuvem
Google libera mudança de endereços do Gmail no Brasil
Segurança cibernética: governo lança guia sobre privacidade de dados para servidores
Oito em cada 10 empresas financeiras atacadas pagaram resgate para hackers
PIX lidera canais digitais e avança forte no segmento de cartões de crédito e débito
PIX lidera canais digitais e avança forte no segmento de cartões de crédito e débito
Governo espera ter 21 redes privativas fixas entregues ainda este ano
Governo espera ter 21 redes privativas fixas entregues ainda este ano
Trabalhadores de TI do Maranhão e do Mato Groso conquistam o fim da escala 6×1 e jornada de 40 horas
Elea Data Centers se une à Axia, ex-Eletrobras, e terá data center de até 100 MW em Belém
Municípios mais ricos têm melhor conectividade, mas há exceções
Municípios mais ricos têm melhor conectividade, mas há exceções
Sunmi anuncia abertura de operação própria no Brasil
Sunmi anuncia abertura de operação própria no Brasil