Threads: criadores pagos pela Meta para postar contam segredos do algoritmo

O algoritmo do Threads não é um mistério só para quem eventualmente entra na rede social. Criadores de conteúdo profissionais que recebem bônus da Meta para postar na plataforma também acham o serviço confuso e até imprevisível.

O site Engadget conversou com fotógrafos e artistas plásticos que fazem parte do programa que mantém influenciadores digitais selecionados a partir de um pagamento mensal variável. Nas entrevistas, cada participante relata uma experiência diferente com a rede e até certa frustração com a divulgação de trabalhos.

No geral, os criadores concordam que o Threads de fato parece funcionar por uma lógica própria, com algoritmo que se diferencia do que é visto no X (antigo Twitter) e até em serviços da mesma empresa, como o Instagram. Isso pode ser positivo para atrair novos públicos, mas ao mesmo tempo dificulta o engajamento.

Afinal, o que funciona o Threads?

Para a fotógrafa Audrey Woulard, que foi uma das selecionadas pela Meta para atuar no Threads ao ter uma conta profissional no Instagram com 25 mil seguidores, a fórmula do engajamento tem sido responder postagens de outras pessoas.

Em vez de criar o próprio conteúdo, ela simplesmente comenta outras publicações e começa a aparecer no feed de outras pessoas. Várias dessas postagens sobre relacionamentos, criação dos filhos e política são as chamadas “iscas de engajamento“, que a Meta prometeu combater por serem formas artificiais de gerar números.

Isso tem funcionado para ela — não necessariamente para divulgar as fotos tiradas, mas para aumentar os bônus da Meta. Já o pintor Josh Kirkham volta e meia até viraliza, mas ainda não sabe como ou o porquê. “Algumas das vezes os vídeos que eu acho que irão bem não conseguem nada e vice-versa“, relata.

Outra fotógrafa, Logan Reavis, diz que gosta do Threads para divulgar o trabalho porque o próprio Instagram parou de ser atrativo, já que a plataforma agora prioriza vídeos. Ainda assim, ela também só consegue mais engajamento respondendo “iscas de engajamento” de desconhecidos.

O app do Threads já tem mais de 200 milhões de usuários.O app do Threads já tem mais de 200 milhões de usuários.Fonte:  GettyImages 

Os criadores entrevistados acreditam ainda que o programa de bônus da Meta não deve mais durar muito tempo, já que o Threads recentemente completou um ano e outros projetos mais novos podem ser priorizados de agora em diante.

Tags

Compartilhe

Brasil TecPar cresce em receitas e atinge margem recorde
Brasil TecPar cresce em receitas e atinge margem recorde
Telebras reelege Bittar e Semeghini ao conselho de administração
Telebras reelege Bittar e Semeghini ao conselho de administração
Acionistas da Vivo aprovam incorporação da FiBrasil, que será extinta
Acionistas da Vivo aprovam incorporação da FiBrasil, que será extinta
Área técnica do TCU não vê espaço para rediscutir renovação da faixa de 850 MHz
Área técnica do TCU não vê espaço para rediscutir renovação da faixa de 850 MHz
Ascenty amplia gestão de riscos cibernéticos em data centers
Ascenty amplia gestão de riscos cibernéticos em data centers
Falha de componentes de TT parou atividades da Bolsa de Valores
Renegociação de dívidas está entre os serviços mais procurados no GOV.BR
Anatel e Sercomtel concluem migração da última concessão de telefonia fixa
Anatel e Sercomtel concluem migração da última concessão de telefonia fixa
Deezer e PlayHub ampliam parceria para ISPs na América Latina
NFCom entra no cronograma do IBS e da CBS em outubro