SAP e Unisinos se unem para pesquisar uso de agentes IA para tratar caixa-preta da nuvem

A SAP e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) firmaram uma parceria para realização de uma pesquisa voltada ao desenvolvimento de inteligência artificial para apoiar a migração de sistemas entre diferentes provedores de computação em nuvem. O projeto será desenvolvido no SAP Labs Latin America, em São Leopoldo (RS), e terá duração inicial de um ano.

A iniciativa investigará como agentes de IA podem apoiar tarefas técnicas complexas envolvidas na tradução de artefatos de infraestrutura entre ambientes de nuvem distintos. O desafio vai além da simples automação, ele envolve a interpretação de contexto, a preservação da intenção técnica de configurações originais, a validação estrutural dos artefatos gerados e a capacidade de explicar de forma transparente as decisões tomadas pelo sistema.

Segundo a Gartner, a sincronização de dados em ambientes de nuvem híbrida é uma das principais barreiras para a adoção efetiva de iniciativas de inteligência artificial nas empresas. Nesse contexto, organizações que adotam estratégias híbridas ou multicloud precisam lidar com processos cada vez mais complexos para movimentar aplicações entre diferentes plataformas, sem aumentar riscos operacionais, retrabalho ou custos.

O projeto foi selecionado por abordar uma lacuna científica relevante relacionada ao uso de agentes de IA em atividades técnicas críticas sem tratar os modelos como uma “caixa-preta”. A pesquisa permitirá explorar temas de fronteira, como IA explicável, agentes baseados em grandes modelos de linguagem (LLMs), validação de código gerado por inteligência artificial e colaboração entre especialistas humanos e sistemas inteligentes.

Para tanto, a pesquisa vai explorar a aplicação de conceitos de IA explicável (Explainable AI). Isso significa que, além de gerar recomendações e realizar traduções entre ambientes de nuvem, os modelos desenvolvidos deverão apresentar justificativas estruturadas para as decisões, permitindo que especialistas compreendam, validem e auditem o processo de migração.

“À medida que as empresas ampliam as estratégias multicloud, cresce também a complexidade de migrar aplicações e ambientes entre diferentes provedores. Nosso objetivo é tornar esse processo mais eficiente, confiável e transparente, reduzindo esforços manuais e apoiando a tomada de decisões técnicas”, contextualiza Dennison John, presidente do SAP Labs Latin America.

A colaboração reunirá especialistas da SAP com pesquisadores da Escola Politécnica da Unisinos com experiência em inteligência artificial, computação em nuvem e engenharia de software. A combinação entre ambiente acadêmico e corporativo é um dos diferenciais da iniciativa. Enquanto a universidade contribui com rigor científico, desenho experimental e pesquisa de fronteira, a SAP aporta experiência em sistemas corporativos, ambientes de nuvem e requisitos de confiabilidade exigidos em cenários reais de negócio.

“A parceria com a Unisinos combina conhecimento acadêmico e experiência prática para investigar um desafio relevante para a evolução das tecnologias de nuvem e inteligência artificial. Queremos desenvolver abordagens que sejam tecnicamente robustas, cientificamente relevantes e capazes de gerar aprendizados aplicáveis a cenários corporativos complexos”, complementa Rafael Kunst, Cloud Developer Expert e líder do projeto pela SAP.

“Temos uma oportunidade de aplicar pesquisa de ponta a um problema concreto em uma área que reúne inteligência artificial, computação em nuvem e engenharia de software. A parceria com a SAP cria um ambiente fértil para gerar conhecimento científico, formar talentos e desenvolver soluções que contribuam tanto para o avanço da pesquisa quanto para desafios reais enfrentados pelas organizações”, comenta Sandro Rigo, diretor de Pesquisa da Unisinos.

A formalização da parceria integra a programação que marca os 20 anos da operação do SAP Labs Latin America em São Leopoldo (RS), um dos principais hubs globais de inovação da companhia e responsável pelo desenvolvimento de tecnologias utilizadas por clientes da SAP em diferentes países.

Tags

Compartilhe

Ministro Floriano Marques: TSE está preparado para o tsunami da IA nas eleições
SAP e Unisinos se unem para pesquisar uso de agentes IA para tratar caixa-preta da nuvem
Teles, torreiras e mercado imobiliário precisam recalibrar relação, diz Vivo
Teles, torreiras e mercado imobiliário precisam recalibrar relação, diz Vivo
Investimentos em data center vão passar de US$ 1 trilhão ainda este ano
D2D avança, mas ainda depende das teles
D2D avança, mas ainda depende das teles
Veja no Boletim TELETIME: acordo entre NEO e Feninfra e veículos inteligentes
Veja no Boletim TELETIME: acordo entre NEO e Feninfra e veículos inteligentes
Rede 5G ainda é subutilizada no Brasil, avalia Claro
Rede 5G ainda é subutilizada no Brasil, avalia Claro
TCU exige das estatais de TI redundância geográfica na Nuvem Soberana e manda Serpro rever contrato com AWS
Vivo vê inteligência artificial como principal vetor da próxima geração das redes
Vivo vê inteligência artificial como principal vetor da próxima geração das redes
SkyLink nomeia Paulo Bigal como diretor comercial na América Latina
SkyLink nomeia Paulo Bigal como diretor comercial na América Latina