Na banda larga, Sky mira redes neutras e aquisição de ISPs

Na banda larga, Sky mira redes neutras e aquisição de ISPs

Sky tem planos de expansão na banda larga e vê via de crescimento na TV por streaming
Sky planeja crescer na banda larga e na TV por streaming (crédito: Freepik)

Após adquirir dois provedores de banda larga em maio – um em Minas Gerais e outro no Ceará –, a Sky deve continuar fazendo aquisições nesse mercado, enquanto expande a sua atuação como fornecedora de acesso à internet pelo País por meio de redes neutras, indicou o CEO da operadora, Gustavo Fonseca, nesta segunda-feira, 12.

A companhia, que tem contrato com as quatro principais empresas de redes neutras do País (V.tal, FiBrasil, I-System e American Tower), planeja terminar 2024 com o serviço Sky Fibra em pelo menos 400 cidades – atualmente, a banda larga da operadora está disponível em mais de 220 municípios.

De acordo com Fonseca, a expansão do serviço em parceria com redes neutras e a ampliação orgânica da base continuam sendo as principais diretrizes estratégicas no segmento de internet fixa. Contudo, a atuação na banda larga deve ser complementada pela aquisição de provedores de serviços de internet (ISPs), até como forma de a operadora ganhar expertise nesse mercado.

“A nossa estratégia principal é o crescimento orgânico com redes neutras, mas temos olhado os pequenos ISPs”, afirmou, durante o evento PayTV Forum, organizado pelos sites Tela Viva e Teletime.

O executivo ainda disse que “os ISPs menores chegaram a cidades que ninguém sabe onde ficam” e, assim, conquistaram “uma penetração grande na banda larga”. Desse modo, ao incorporar essas organizações, a companhia está “procurando aprender como ser rápido no negócio de conectividade”.

TV por streaming

Fonseca também comentou que a TV por streaming da empresa, a Sky+, tem superado as expectativas no que diz respeito à atração de clientes. No momento, o planejamento é de que o serviço que funciona com apoio de rede de banda larga coexista com a tradicional TV via satélite, meio em que a Sky é a principal provedora do País, com mais de 3 milhões de acessos.

Não estimulamos ativamente a troca do DTH [sinal via satélite] para o OTT [streaming], mas tem acontecido naturalmente. No Sky+, uma parte são clientes que migram e outra são novos clientes”, sintetizou. “A migração tem sido mais forte do que imaginávamos”, acrescentou o CEO.

De todo modo, o executivo ressaltou que, no negócio de TV em termos financeiros, “não estamos tão positivos, porque não forçamos muito a migração de um lado para o outro”. Ele citou que, em toda a América Latina, o serviço de TV por streaming conta com 2 milhões de assinantes.

PPP na TV paga

Em abril, o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou uma cautelar por meio da qual libera a Sky de cumprir todas as previsões regulatórias da TV paga. Na prática, a empresa deixou de ser enquadrada como detentora de Poder de Mercado Significativo (PMS), passando a ser classificada como Prestadora de Pequeno Porte (PPP), por ter menos de 5% do market share do serviço quando se analisa o mercado incluindo as plataformas de streamings.

Em breve comentário, o CEO afirmou que “ser classificado como PPP ajuda o negócio de vídeo” e que a empresa ainda está se “adaptando, fazendo ajustes para aproveitar essa reclassificação”.

Compartilhe

V
V.tal reduz prejuízo e avança em conexões de banda larga no segundo trimestre
Justiça autoriza demissões na Oi após acordo para pagamento de verbas
Justiça autoriza demissões na Oi após acordo para pagamento de verbas
Jonas Antunes sucederá Oscar Simões na presidência da ABTA
Jonas Antunes sucederá Oscar Simões na presidência da ABTA
Anatel limita Wi-Fi à banda inferior da faixa de 6 GHz a partir de 2027
Anatel limita Wi-Fi à banda inferior da faixa de 6 GHz a partir de 2027
EAF audita contratos firmados desde 2022
EAF audita contratos firmados desde 2022
Alares cresce em receita, mas despesas financeiras pressionam resultado do trimestre
Alares cresce em receita, mas despesas financeiras pressionam resultado do trimestre
Alares eleva receitas, mas quase dobra prejuízo no segundo trimestre
Alares eleva receitas, mas quase dobra prejuízo no segundo trimestre
Claudia Tavares assume Diretoria dos Canais Massivos da Vivo
Claudia Tavares assume Diretoria dos Canais Massivos da Vivo
Crise da Oi: Justiça se omite e trabalhadores temem calote com falência da Oi
Claro instala rede 5,5G e a primeira rede em ondas milimétricas do Brasil no Nubank Parque, estádio do Palmeiras