ministro-das-comunicacoes-cobra-aneel-por-solucao-dos-postes

Ministro das Comunicações cobra Aneel por solução dos postes

aneel postes Foto: Kayo Sousa/MCom
Foto: Kayo Sousa/MCom

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, fez hoje,12, dura cobrança à Aneel (agência que regula as concessionárias de energia elétrica) para que seja aprovada uma solução em referência ao compartilhamento dos postes com o setor de telecomunicações. ¨Nós publicamos a portaria do Poste Legal, em um debate histórico. Fizemos a nossa parte, pois cabem  aos ministros de estado emitir portaria e redigir a política pública. Anatel e Aneel devem fazer a regulamentação detalhada. Estou cobrando um posicionamento da Aneel, que tem que ter responsabilidade e dar um encaminhamento célere para a questão¨, afirmou.

Segundo Juscelino, na semana passada, foi realizada uma reunião com o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, para voltar a tratar do tema, e, segundo ele, ¨em breve vamos construir uma solução definitiva¨, completou o ministro, que participou da solenidade de abertura do Congresso Abrint 24.

Em outubro do ano passado, a Anatel aprovou a nova regulamentação para o compartilhamento dos postes de energia elétrica, que, entre os tópicos mais importantes criou a figura da Exploradoras de Infraestrutura, pessoas jurídicas cessionárias do direito de exploração comercial de Espaços em Infraestrutura.

Seriam regras conjuntas, e a Aneel, no mesmo dia, deveria também aprovar o regulamento nos mesmos moldes que aparentemente teriam sido acordados. Mas a reunião dos dirigentes do setor de energia elétrica não confirmou a expectativa de acordo e a decisão foi adiada.

Desde então, a a Aneel não consegue ¨costurar¨ internamente uma proposta de resolução, que a cada dia fica mais distante da f0rmulação inicial que teria sido acertada entre as duas agências.

Com a última versão da área técnica, divulgada, o objetivo de criação da empresa de rede neutra, que ficaria responsável por limpar os postes e cobrar valores uniformes para todos os operadores de banda larga fixa foi por água a baixo, depois que a  proposta substituía a obrigatoriedade dessa oferta pela possibilidade

Á época o conselheiro da Anatel, Artur Coimbra, disse que via como negativa essa proposta. Ele afirmou:

minuta já aprovada pela Anatel prevê que “a distribuidora de energia elétrica deverá ceder o direito de exploração comercial de Espaços em Infraestrutura, sempre que houver interessados”. A área técnica da Aneel propõe substituir o “deverá” por “poderá”.

Postes da Aneel

“Dois problemas talvez possam vir daí. O primeiro problema é que teremos de realmente acreditar que, a partir de agora, os distribuidores vão cumprir as regras. [Isto porque] hoje eu não consigo enxergar mais no mercado nenhuma distribuidora que aprove os projetos nos prazos fixados em resolução – que é de 90 dias – que atenda o preço de referência e que fiscalize adequadamente os seus pontos de fixação”, explicou Coimbra.

Outro problema, segundo o conselheiro, é a reversão para modicidade tarifária. “Esse terceiro arrecada dinheiro, usa para manter o poste, fazer reparo e remunera a distribuidora de energia a custo. [Com isso], você volta com o problema da distribuidora estar auferindo a receita referente ao aluguel do poste e volta à discussão do desincentivo causado pela regra de reversão da receita de modicidade tarifária”, detalhou.

Uma solução definitiva para o problema foi novamente cobrada pelo presidente da Abrint, Mauricélio Oliveira, na abertura do evento.

Compartilhe

Amazon amplia capex de IA com alta das memórias
Amazon amplia capex de IA com alta das memórias
Amazon amplia capex de IA com alta das memórias
Amazon amplia capex de IA com alta das memórias
TIM projeta 80 novas lojas em 2026, com destaque para Norte e Nordeste
TIM projeta 80 novas lojas em 2026, com destaque para Norte e Nordeste
TIM e Brisanet recebem licenças de espectro em caráter secundário
TIM e Brisanet recebem licenças de espectro em caráter secundário
Em meio à crise das memórias, Apple tem melhor trimestre de sua história
Em meio à crise das memórias, Apple tem melhor trimestre de sua história
TIM prevê abrir cerca de 80 lojas físicas em 2026
TIM prevê abrir cerca de 80 lojas físicas em 2026
Setor de TIC defende harmonização regulatória da reforma tributária
Setor de TIC defende harmonização regulatória da reforma tributária
Brasil é destaque em ranking de qualidade da Internet móvel, segundo nPerf
Brasil é destaque em ranking de qualidade da Internet móvel, segundo nPerf
Reforma Tributária: Empresários vão ao governo contra sanções por erros nas cobranças do IBS e da CBS
MCom: investimento estrangeiro em telecom soma R$ 18 bi no primeiro semestre
MCom: investimento estrangeiro em telecom soma R$ 18 bi no primeiro semestre