Mato Grosso do Sul sai na frente e compartilha dados com Paraguai por integração na saúde

Não existe fronteira para o cidadão, especialmente, no Mato Grosso do Sul, que tem nas suas fronteiras dois países da América Latina: Paraguai e Bolívia, conta Gustavo Gualberto, superintendente de TI da Secretaria de Transformação Digital do Estado do Mato Grosso do Sul. Ele conta que o projeto MS Ativo foi criado para fazer a integração de dados com esses dois países de fronteira, além das 79 prefeituras do estado.

“Nós precisamos romper as barreiras corporativas e políticas para trocar informações. Uma epidemia no Paraguai afetará o Mato Grosso do Sul. Temos de ter dados deles e eles têm de ter dados nossos. Não é simples. Estamos integrando culturas e países diferentes. Mas tem de acontecer”, conta Gualberto, que participou do Tech Gov Fórum Brasil, realizado em Brasília.

Realista, o secretário de transformação digital do estado do Mato Grosso do Sul diz que não adianta ter um estado com IA, nuvem e data center, se as prefeituras não têm condições de usar essa infraestrutura. “Quem alcança o cidadão é o município. É a escola, é a creche, é o posto de saúde é a polícia. Elas têm de ter acesso à tecnologia”, observa.

Gualberto diz que todas as 79 prefeituras estão integradas ao projeto MS Ativo, mas admite que algumas prefeituras usam mais, outras usam menos.  “O desafio é romper as barreiras das pessoas”, observa. Assista a íntegra da entrevista.

Tags

Compartilhe

Mato Grosso do Sul sai na frente e compartilha dados com Paraguai por integração na saúde
Mato Grosso do Sul sai na frente e compartilha dados com Paraguai por integração na saúde
AGU testou o Fabric, da Microsoft, mas elegeu Databricks como plataforma para Datalake
Veja no Boletim TELETIME: números de MVNOs e 1 milhão do NuCel
Veja no Boletim TELETIME: números de MVNOs e 1 milhão do NuCel
Ataques hackers causam pesadelo à segurança da informação do governo
CNCiber quer ter piloto de avaliação de cibermaturidade do país em seis meses
Renúncias esvaziam Conselho Fiscal da Oi, que convocará nova assembleia
Renúncias esvaziam Conselho Fiscal da Oi, que convocará nova assembleia
Fust, zero rating do Gov
Fust, zero rating do Gov.br e postes: a semana no Congresso
SpaceX, dona da Starlink, critica proposta de espectro da UE
SpaceX, dona da Starlink, critica proposta de espectro da UE
Bets: Anatel bloqueou 50 mil sites de apostas ilegais
Apple abre ecossistema móvel no Brasil após acordo com Cade
Apple abre ecossistema móvel no Brasil após acordo com Cade