Estados Unidos querem a faixa 4,4GHz para uso comercial do 6G

O governo Trump aprovou o uso da faixa de 4,4 GHz para uso comercial em potência máxima para o 6G. A informação é da Administração Nacional de Telecomunicações e Informação dos EUA (NTIA). Com o pacote final submetido ao Congresso, o governo abriu caminho para iniciar quatro estudos simultâneos de reaproveitamento de espectro. Hoje a faixa de 4,4 GHz (especificamente 4,2–4,4 GHz) é usada principalmente por altímetros de rádio da aviação, enquanto a faixa vizinha mais ampla (4,4–4,94 GHz) pertence a órgãos do governo federal e militares. Aqui no Brasil, a faixa também é usada pela aviação.

Em 2025, os políticos determinaram que a NTIA identificasse 500 MHz de espectro governamental para realocação comercial em cinco anos, uma meta que o presidente Trump acelerou ao instruir a agência a concluir a pesquisa da faixa de 7,125 GHz a 7,4 GHz em 12 meses.

A NTIA afirmou que esses esforços formariam a estratégia central para construir um pipeline de banda média para futuras redes 6G.

A secretária-adjunta de Comunicações e Informação e administradora da NTIA, Arielle Roth, afirmou que a realização de pesquisas em quatro faixas de frequência simultaneamente é um “feito histórico que demonstra que estamos operando com a velocidade e a precisão necessárias para cumprir nosso mandato”.

As agências federais utilizarão o Fundo de Realocação de Espectro para cobrir os custos de engenharia e transição, mas deverão apresentar planos detalhados antes de acessar os recursos.

Os planos estabelecerão um roteiro técnico para avaliar a reutilização do espectro, protegendo, ao mesmo tempo, missões críticas de defesa e governamentais. A aprovação executiva já foi concedida para todas as quatro faixas de frequência alvo: 1,6 GHz; 2,7 GHz; 4,4 GHz; e 7 GHz.

A notificação ao Congresso abre um período de revisão de 60 dias pelas Comissões de Comércio e Orçamento. Após o encerramento desse período, o Escritório de Administração e Orçamento poderá liberar os fundos solicitados e os estudos formais de engenharia nas quatro faixas poderão ser iniciados.

A NTIA declarou que a iniciativa envolve a maior quantidade de espectro federal submetida a um estudo ativo de reutilização na história dos EUA.

Tags

Compartilhe

Reviravolta: Receita muda tudo e cancela obrigação de informar CBS e IBS nas notas fiscais eletrônicas
Governo cria identidade digital gratuita para cães e gatos
Veja no Boletim TELETIME: 850 MHz, Brasil TecPar e disputa pelo 6G
Veja no Boletim TELETIME: 850 MHz, Brasil TecPar e disputa pelo 6G
Reforma Tributária: Emissão de notas fiscais com CBS e IBS começa nesta segunda-feira, 3 de agosto
Estados Unidos querem a faixa 4,4GHz para uso comercial do 6G
Brasil TecPar cresce em receitas e atinge margem recorde
Brasil TecPar cresce em receitas e atinge margem recorde
Telebras reelege Bittar e Semeghini ao conselho de administração
Telebras reelege Bittar e Semeghini ao conselho de administração
Acionistas da Vivo aprovam incorporação da FiBrasil, que será extinta
Acionistas da Vivo aprovam incorporação da FiBrasil, que será extinta
Área técnica do TCU não vê espaço para rediscutir renovação da faixa de 850 MHz
Área técnica do TCU não vê espaço para rediscutir renovação da faixa de 850 MHz
Ascenty amplia gestão de riscos cibernéticos em data centers
Ascenty amplia gestão de riscos cibernéticos em data centers