O conselho de administração da Telecom Italia ( Grupo TIM) considerou financeiramente justa a oferta de aquisição apresentada pela Poste Italiane pela totalidade das ações ordinárias da operadora. A avaliação foi aprovada por unanimidade em reunião realizada no sábado, 18 de julho.

A proposta prevê o pagamento de € 1,67 em dinheiro e a entrega de 0,218 ação ordinária de nova emissão da Poste Italiane para cada ação ordinária da TIM incluída na oferta. Os novos papéis da Poste serão negociados na bolsa Euronext Milan.
O conselho também avaliou positivamente as razões e as perspectivas industriais da operação, além de considerar que a transação está alinhada ao caminho adotado pela Telecom Italia.
A manifestação diz respeito à Telecom Italia, grupo que controla a TIM Brasil. O comunicado não apresenta informações sobre eventuais mudanças na operação, na estratégia ou na estrutura societária da subsidiária brasileira.
Avaliação financeira
Para analisar a proposta, a administração da Telecom Italia utilizou estudos realizados pela própria gestão e um documento de apoio preparado pela consultoria Kearney.
O conselho também considerou pareceres financeiros elaborados pela Evercore Partners International e pela Goldman Sachs Bank Europe, contratadas como assessoras da companhia. Com base nesses documentos, os administradores concluíram, por unanimidade, que a contrapartida oferecida pela Poste Italiane é adequada sob o ponto de vista financeiro.
A avaliação das instituições considera os acionistas da Telecom Italia, com exceção da própria Poste Italiane e das empresas pertencentes ao grupo da ofertante.
Plano industrial fica suspenso
A Telecom Italia informou ainda que não atualizará seu plano industrial enquanto aguarda a conclusão da oferta e a definição dos cenários decorrentes da operação.
Com isso, a companhia divulgará em 29 de julho apenas os resultados financeiros consolidados referentes ao segundo trimestre e ao primeiro semestre de 2026. Os números serão apresentados ao mercado em conferência marcada para 30 de julho.
A empresa não informou, no comunicado, o calendário de adesão à oferta nem a data prevista para a conclusão da transação.
O post Conselho do Grupo TIM considera justa oferta da estatal Poste Italiane apareceu primeiro em TeleSíntese.



