A Claro, a Telefônica Brasil (Vivo) e a TIM concentraram a maior parte das unidades contempladas no primeiro edital do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) destinado à conectividade de Unidades Básicas de Saúde (UBS) do SUS. O resultado definitivo do Edital nº 238/2026, publicado pelo Ministério das Comunicações, selecionou 30 empresas que serão responsáveis por instalar internet de alta velocidade em 1.983 UBS distribuídas por todas as regiões do país, com investimentos estimados em R$ 45 milhões. Expectativa é que todas as conexões sejam concluídas até junho de 2027.
O resultado ficou assim:
Empresa/UBS atendidas
Claro S.A./1.324
Telefônica Brasil (Vivo)/471
TIM S.A./50
Zaaz Provedor de Internet/28
DTel Telecom/14
FSF Tecnologia/11
DBUG Telecom/7
Sea Telecom/7
HE-Net Telecom/7
Júpiter Telecom/6
Algar Telecom/6
Click IP/6
Outras 18 empresas/46
“Estamos dando mais um passo para universalizar a internet no país e agilizar os atendimentos no SUS. Levar conectividade às UBS significa encurtar distâncias, facilitar o acesso a especialistas por meio da telessaúde e garantir que o histórico do paciente esteja acessível na tela do médico”, ressaltou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Para subsidiar a elaboração do edital, o Ministério da Saúde realizou um levantamento das UBS sem conectividade ou com acesso insuficiente à internet em todo o país. Além disso, estabeleceu as especificações técnicas mínimas necessárias para que as conexões atendam às demandas dos serviços de saúde.
“A ampliação da conectividade para quase 2 mil UBS é mais um passo importante para que o SUS possa chegar até quem mais precisa, com o apoio dos recursos do Fust, viabilizados pelo seu Conselho Gestor”, afirmou a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad.
A região Nordeste concentra a maior parte das UBS contempladas, com 923 unidades, seguida pelo Sudeste, com 623. As regiões Norte, Sul e Centro-Oeste terão, respectivamente, 198, 141 e 98 unidades conectadas.
Além dos benefícios para os serviços de saúde e para a população, a concorrência entre operadoras nacionais e provedores regionais gerou economia para os cofres públicos. As propostas das empresas vencedoras resultaram em desconto médio de 14,9% em relação aos valores inicialmente estimados pelo governo.
Fust Direto
Este é o terceiro edital da modalidade direta do Fust e o primeiro destinado à área da saúde. Em 2024 e 2025, foram lançados dois editais que resultaram na contratação de conectividade para 17 mil escolas públicas no âmbito do programa Escolas Conectadas, que prevê a instalação de banda larga de alta velocidade e redes Wi-Fi em unidades públicas de ensino.
Na modalidade direta, as conexões são realizadas por empresas de telecomunicações com recursos próprios. As empresas contempladas podem utilizar até 50% do valor de suas contribuições obrigatórias ao Fust para executar as conexões previstas nos projetos selecionados.
A aplicação dos recursos em unidades de saúde amplia o alcance do fundo e fortalece a infraestrutura necessária ao uso da telessaúde, de prontuários eletrônicos, de sistemas integrados e de outras soluções digitais do SUS.

