Cade não vai analisar ingresso da Telefónica no capital da nova empresa Ericsson

Cade não vai analisar ingresso da Telefónica no capital da nova empresa Ericsson

A Secretaria Geral do órgão antitruste brasileiro, Cade – Conselho Administrativo de Defesa Econômica – decidiu não conhecer o pleito da Telefónica Innovación Digital, da Espanha,  de uma parcela inferior a 20% do capital da Ericsson US Dhaulagiri, com sede no Texas, Estados Unidos. O pedido da operadora espanhola se deu por precaução já que a própria empresa apontou que essa aquisição não gera obrigações de notificação, visto que é inferior a 20%.

Em sua decisão, a SG aponta que : que a Compradora está adquirindo participação minoritária  na Empresa-Alvo, inferior a 20% e que as potenciais relações verticais são futuras e incertas. Por isso, entende que a operação apresentada não preencheu os requisitos legais que obrigam sua notificação, motivando, deste modo, o não conhecimento da Operação.  

Conforme o anúncio da operação, promovido em setembro do ano passado, essa nova empresa terá ainda a participação das operadoras  América Móvil, AT&T, Bharti Airtel, Deutsche Telekom, Orange, Reliance Jio, Singtel, Telefónica, Telstra, T-Mobile, Verizon e Vodafone. A Ericsson ficará com 50% da empresa. O objetivo da nova empresa – ainda sem nome – é impulsionar a inovação nos serviços digitais. As APIs de rede são uma forma de acessar, utilizar e pagar facilmente pelas capacidades que a rede celular oferece.

Segundo  a análise do Cade para essa aquisição de nova empresa da Ericsson, a “operação visa promover benefícios pró-competitivos para todos os participantes do setor, permitindo ao mesmo tempo que a Telefónica e os outros investidores CSPs ainda apoiem outras iniciativas de agregação de APIs de rede. A falta de APIs de rede agregadas tem dificultado sua adoção por desenvolvedores. Com o compromisso de investimento na Empresa-Alvo, a transação pretende reduzir a incerteza sobre o desenvolvimento de agregadores de APIs de rede em escala global, oferecendo aos desenvolvedores uma segurança maior de que APIs de rede agregadas estarão disponíveis para integração em seus produtos e serviços. Esses compromissos visam dar a todos os participantes do setor — incluindo CSPs, agregadores e desenvolvedores de software — maior confiança para incentivar investimentos no desenvolvimento de APIs de rede”.

Compartilhe

Reviravolta: Receita muda tudo e cancela obrigação de informar CBS e IBS nas notas fiscais eletrônicas
Governo cria identidade digital gratuita para cães e gatos
Veja no Boletim TELETIME: 850 MHz, Brasil TecPar e disputa pelo 6G
Veja no Boletim TELETIME: 850 MHz, Brasil TecPar e disputa pelo 6G
Reforma Tributária: Emissão de notas fiscais com CBS e IBS começa nesta segunda-feira, 3 de agosto
Estados Unidos querem a faixa 4,4GHz para uso comercial do 6G
Brasil TecPar cresce em receitas e atinge margem recorde
Brasil TecPar cresce em receitas e atinge margem recorde
Telebras reelege Bittar e Semeghini ao conselho de administração
Telebras reelege Bittar e Semeghini ao conselho de administração
Acionistas da Vivo aprovam incorporação da FiBrasil, que será extinta
Acionistas da Vivo aprovam incorporação da FiBrasil, que será extinta
Área técnica do TCU não vê espaço para rediscutir renovação da faixa de 850 MHz
Área técnica do TCU não vê espaço para rediscutir renovação da faixa de 850 MHz
Ascenty amplia gestão de riscos cibernéticos em data centers
Ascenty amplia gestão de riscos cibernéticos em data centers