Anatel adia por mais 90 dias medidas mais duras contra os robocalls

Anatel adia por mais 90 dias medidas mais duras contra os robocalls

Crédito- Freepik.

O Conselho Diretor da Anatel publicou acórdão nesta quinta-feira, 26 de dezembro, que adia por mais 90 dias a implementação de medidas mais duras contra as chamadas telefônica indesejadas, os robocalls. As novas medidas iriam começar a valer a partir de 05 de janeiro, mas a agência decidiu fazer novas diligências, a partir dos recursos à decisão formulados pelo Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança, a Federação Nacional das APAES, a Associação Brasileira de Telesserviços, a Legião da Boa Vontade, a Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática. Pesaram também para o adiamento as ponderações formuladas pela Conexis e pelo Quinto Andar.

A decisão suspende a vigência dos  Ato nº 12.712, de 4 de setembro de 2024 e  retificado pelo Ato nº 12.715, de 4 de setembro de 2024. 

Anatel adia por 90 dias a partir de 5 de janeiro

Esses dois regulamentos ampliavam o uso do prefixo 0303, que identifica as chamadas massivas. Conforme a decisão, qualquer empresa ou organização que realizam mais de 10 mil ligações por dia deveriam adotar o prefixo, caso não utilizem a tecnologia do Stir Shaken (chamada verificada). Em outubro, porém, a Anatel expediu uma decisão liberando as empresas de cobrança e que recebem doações a adotarem o  prefixo na data estabelecida, até que fossem julgados os seus recursos.

A partir dessa nova decisão, a Conexis, que representa as operadoras de telecomunicações de grande porte, deu entrada com dois documentos na Anatel, argumentando que, a partir da nova decisão, seria tecnicamente impossível atender à determinação da agência, visto que as teles não têm acesso ao tipo de ligação que é realizada, não podendo, assim, distinguir qual a chamada que é  cobrança ou pedido de doação das demais ligações realizadas.

A empresa Quinto Andar, por sua vez, enviou carta argumentando que ela faz, em média, mais de 80 mil ligações por dia, mas que não são chamadas indiscriminadas, e sim ligações vinculadas ao seu negócio de locação e venda de imóveis, não podendo ser confundida, por isso, por robocalls, obrigada a usar o mesmo prefixo 0303.

A  partir desses argumentos, a área técnica da Anatel reconheceu que o bloqueio das empresas que fazem mais de 10 mil ligações por dia traria mais problemas do que a solução proposta e assim sugeriu uma outra forma de lidar com a questão, que seria estabelecer a obrigação para que todas as empresas que fazem chamadas massivas passem a usar o Stir Shaken.

Como essa nova proposta não havia sido debatida anteriormente, a Anatel decidiu, então, retomar os estudos para avançar em uma decisão mais consistente no futuro.

Compartilhe

IA, cabos submarinos e escala 6×1: os destaques da semana no Congresso
IA, cabos submarinos e escala 6×1: os destaques da semana no Congresso
Anatel aprova regimente interno do GT de Consensualidade
Anatel aprova regimente interno do GT de Consensualidade
Brasil é parceiro chave na agenda digital, diz representante da Comissão Europeia
Brasil é parceiro chave na agenda digital, diz representante da Comissão Europeia
Vazamento de dados da Polícia Civil do Maranhão no PIX é o quinto episódio do ano
Enquanto mercado funcionar, não há problema na concentração, diz Anatel
Enquanto mercado funcionar, não há problema na concentração, diz Anatel
Segurança para quem atua nas redes de telecomunicações
Telecom e Radiodifusão geraram 540 mil empregos formais em 2025
Prazo para pedir parabólica gratuita termina neste sábado
Prazo para pedir parabólica gratuita termina neste sábado
810 milhões de mulheres não têm acesso à Internet móvel
810 milhões de mulheres não têm acesso à Internet móvel
TIM amplia cobertura 5G em Olinda com antenas integradas às fachadas
TIM amplia cobertura 5G em Olinda com antenas integradas às fachadas