BC abre consulta sobre gestão de risco em arranjos de pagamento

BC abre consulta sobre gestão de risco em arranjos de pagamento

BC abre consulta pública sobre gestão de risco em arranjos de pagamento

O Banco Central (BC) abriu nesta segunda-feira, 2 de setembro, uma consulta pública para receber sugestões a fim de aprimorar as estruturas de gerenciamento centralizado de riscos nos arranjos integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Os arranjos de pagamentos são conjuntos de regras e procedimentos que disciplinam a prestação de determinado serviço de pagamento ao público. Eles podem se referir, por exemplo, aos procedimentos para realizar compras com cartão de crédito, débito e pré-pago, tanto em moeda nacional quanto estrangeira.

A consulta pública (nº 104) receberá sugestões durante os próximos dois meses, até o dia 31 de outubro, que vão contribuir para alterar o Anexo I da Resolução BCB nº 150, de 6 de outubro de 2021.

“De uma forma geral, o intuito da norma em consulta é aprimorar e uniformizar as práticas de gerenciamento de riscos nos arranjos, trazendo maior robustez aos modelos de gerenciamento deses riscos, com aumento da transparência em relação à proteção dos recursos devidos ao usuário final recebedor; a norma também busca aperfeiçoar a gestão dos riscos de lavagem de dinheiro e de financiamento do terrorismo e de proliferação de armas de destruição em massa (LD/FTP) bem como da conduta no relacionamento com o usuário pagador”, explica em nota o BC.

De acordo com a autarquia, a consulta pública quer avançar em aspectos como segurança e eficiência do ecossistema de arranjos de pagamento, preservando, ao mesmo tempo, questões relacionadas à inclusão de novos participantes e o surgimento de novos modelos de negócios.

Outras consultas do BC

Atualmente, o BC tem outras duas consultas públicas abertas. A de número 103 é destinada a receber contribuições para a consolidação e aprimoramento da regulamentação sobre o investimento de não residente no mercado financeiro e de capitais no país. Ela fica aberta até o dia 30 de setembro.

Já a consulta pública nº 102, que recebe contribuições até o dia 17 de novembro, é sobre o arcabouço para risco de mercado.

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira