os-diferentes-cronogramas-de-propostas-para-ia

Os diferentes cronogramas de propostas para IA

Lula convoca contribuições do CCT para política de inteligência artificial | Foto: Ricardo Stuckert / PR
Lula convoca contribuições do CCT para política de inteligência artificial | Foto: Ricardo Stuckert / PR

O discurso do presidente Lula ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) no Palácio do Planalto nesta quinta-feira, 7, reforçou a expectativa de uma “política concreta” para a inteligência artificial neste ano, ao pedir que apresentem contribuições para uma proposta em três meses. Apesar do chamado, predomina o intuito de buscar consensos durante as reuniões internacionais quanto aos conceitos para a regulação, que é um debate paralelo, diferente da política que o país deve seguir.

O debate sobre a política de IA já ocorre no Executivo desde o ano passado, no âmbito da revisão da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA), que vem sendo coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e já passou por consulta pública. No final de janeiro, o secretário de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital do MCTI, Henrique de Oliveira Miguel, adiantou ao Tele.Síntese que a conclusão deveria ocorrer até o meio do ano.

Com o objetivo de desenvolver tecnologias de IA no país, a EBIA tratará de questões como quais devem ser as ações e medidas que vão estruturar a atividade das pesquisas e desenvolvimento, a capacitação de Recursos Humanos e a contratação de projetos entre empresas e instituições públicas.

Ao convocar a contribuição do CCT nesta quinta, Lula pontuou algumas de suas preocupações durante o discurso, entre elas, o eventual impacto da IA na geração de empregos ou demissões, a possibilidade de parceria com outros países, além da oportunidade de avançar no diálogo na posição de protagonismo em  que o país se encontra, como anfitrião de reuniões internacionais como o G20, o BRICS e a COP 30.

“Façam uma proposta de alguma coisa que seja factível, de alguma coisa que possa ser executada, de alguma coisa que o Brasil possa apresentar ao mundo”, pediu Lula ao Conselho nesta quinta.

Especificamente no G20, o tema está sendo acompanhado pelo GT de Economia Digital, que tem participação do MCTI. Há intenção de aproveitar as discussões realizadas neste primeiro semestre na construção da EBIA.

Regulação

A nível de legislação, no Congresso Nacional, o principal projeto de marco regulatório para IA é de autoria de juristas (PL 2338/23) e deve ter primeiro parecer parlamentar em abril, segundo o relator, Eduardo Gomes (PL-TO). O senador também defende que as reuniões do G20 são parte importante do debate sobre o tema.

Apesar de consolidar diversas audiências e estudos de autoridades sobre a IA, o PL 2338/23 não é considerado “pronto” por senadores e parte dos especialistas, que já propõem complementações em outro colegiado especializado, o que discute o Código Civil.

iOS 18.4 pode ter Apple Intelligence integrado ao Google Gemini
iOS 18.4 pode ter Apple Intelligence integrado ao Google Gemini
Grok: IA do X bloqueava resultados que diziam que Musk e Trump 'compartilham desinformação'
Ainda Estou aqui tem chance? Confira os favoritos ao Oscar 2025 após as premiações recentes
Ainda Estou aqui tem chance? Confira os favoritos ao Oscar 2025 após as premiações recentes
Pesquisa que propõe relacionar mediunidade a alterações genéticas é válida?
Pesquisa que propõe relacionar mediunidade a alterações genéticas é válida?
Nvidia: algumas placas RTX 5090 e 5070 Ti têm um defeito de fabricação
Nvidia: algumas placas RTX 5090 e 5070 Ti têm um defeito de fabricação
Gmail vai abandonar SMS para verificação de segurança
Gmail vai abandonar SMS para verificação de segurança
HP sofre altas críticas e desiste de SAC com fila obrigatória
HP sofre altas críticas e desiste de SAC com fila obrigatória
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS