5G cresce 66% e chega a 1,76 bilhão de conexões

A aceleração da tecnologia 5G desencadeou um ano de crescimento de inovação sem precedentes no setor de telecomunicações sem fio. De acordo com a 5G Americas, a voz da 5G e além para as Américas, e dados da Omdia, o número de conexões 5G aumentou para 1,76 bilhão no mundo inteiro em 2023, agregando 700 milhões de conexões adicionais.

A América do Norte lidera a adoção da tecnologia e representa 29% de todas as conexões da América do Norte no final de 2023. A região também registrou crescimento muito rápido do número de conexões 5G no ano, adicionando 77 milhões de nova conexões – um aumento impressionante de 64%. O número total de conexões na América do Norte chegou a 197 milhões até o fim do ano passado.

Na América Latina também foram registrados avanços no número de conexões 4G, LTE e 5G. Até o final de 2023, a LTE detinha 582 milhões, crescimento anual de 40 milhões. A região também abraçou a revolução 5G, registrando 39 milhões de conexões usando a tecnologia até o final do ano passado e criando uma plataforma para crescer mais no futuro.

“A 4G LTE ainda é a principal tecnologia da região”, disse Jose Otero, Vice-Presidente da 5G Americas para a América Latina e o Caribe. “A cobertura 5G e número de assinantes devem crescer esse ano por vários motivos, como maior disponibilidade de celulares 5G e conclusão dos leilões de frequências”.

Segundo a Omdia, em termos globais, o número de conexões 5G deve subir rapidamente até 2028 para 7,9 bilhões. A América do Norte deve registrar impressionantes 700 milhões de conexões 5G no mesmo prazo.

Kristin Paulin, analista principal da Omdia, observou que “de acordo com a previsão, a tecnologia 5G deve atingir um marco global e representar mais que a metade das conexões globais até 2028”.

A América do Norte, um dos primeiros países a adotar a tecnologia, a 5G deve representar mais de 80% das conexões”. Refletindo o crescimento exponencial da conectividade 5G, estima-se que o tráfego de dados 5G representará 76% de todo o tráfego de dados de tecnologia atingindo o marco incrível de 2,6 bilhões de TB (ou 2600 EB), com o volume total desse tráfego atingindo 3,4 TB (ou 3400 EB) até 2028.

Embora a tecnologia 5G esteja dominando as manchetes, o ecossistema da Internet das Coisas (IoT) ainda é um componente importante da revolução digital. Hoje, são 3,1 bilhões de assinaturas IoT no mundo inteiro, ao lado de 6,6 bilhões de assinaturas para smartphones. Destacando a evolução da conectividade e a interconectividade de nosso mundo digital, as previsões sugerem que até 2026, a IdC deve atingir 4,5 bilhões e os smartphones 7,4 bilhões de assinaturas.

O número global de redes instaladas destaca a forte posição da 5G em relação à 4G LTE, com a 5G contabilizando praticamente o mesmo número de redes da 4G LTE na América do Norte. Hoje, a 5G conta com 314 redes comerciais ao redor do mundo e deve atingir 450 em 2025, reflexo dos investimentos robustos em infraestrutura 5G ao redor do mundo. Confere a seguir o número de redes 5G e 4G LTE em operação ate o dia 18 de março de 2024:

5G:
• Global: 314
• América do Norte: 17
• América Latina e o Caribe: 39

4G LTE:
• Global: 714
• América do Norte: 18
• América Latina e o Caribe: 135

Tags

Compartilhe

TikTok não recua e pretende lutar pela permanência nos EUA; entenda
Estado da Espanha aumenta participação na Telefónica
Anatel anuncia novas medidas de combate às chamadas abusivas
Microsoft abre mais de 10 mil vagas para capacitação de mulheres em tech
Apostando no ganho de eficiência com IA, Honeywell lança solução para o setor Aeroespacial
Como bots de cambistas impulsionam vendas ilegais de ingressos
Setores criticam ação do governo junto ao STF contra a desoneração da folha
Verizon, NatWest e Global Anti-Scam Alliance colaboram com a Mastercard para combater os fraudadores
Cooperativa de grãos digitaliza áreas de vendas e RH
Faixa de 3.5 GHz está disponível em mais 220 municípios