Smart house: 4 dicas de apps para deixar sua casa inteligente

*Por Tatiany Martins, Diretora comercial da Pitzi  

Foi-se o tempo em que esquecer uma luz acesa ao sair de casa era motivo para dar meia-volta e ir apagá-la. Hoje, esse e tantos outros controles estão, literalmente, na palma das mãos ou no poder da sua voz. Há algumas décadas, o mundo sonhava com o cenário futurista retratado no clássico desenho Os Jetsons, de Hanna-Barbera, exibido originalmente pela rede ABC entre 1962 e 1963. Acontece que esse futuro é o nosso presente. 

Siga o tecflow no Google News!Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!Siga o tecflow no Google Podcast Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!Anuncie conosco aqui.

Também conhecido como casa conectada ou inteligente, o conceito de smart house vai ao encontro da automação residencial e do que chamamos de IoT (Internet das Coisas). Isto é, dispositivos conectados à rede que possibilitam a troca de dados. Com isso, é possível apagar as luzes, ligar o ar-condicionado, controlar a temperatura do freezer, operar o robô aspirador, trancar ou abrir a porta e assim por diante, tudo remotamente ou por comando de voz. 

Não é à toa que o mercado mundial de dispositivos domésticos inteligentes cresceu 11,7% em 2021, chegando a 895 milhões de unidades comercializadas, com previsão de subir para dois dígitos até 2026, de acordo com a IDC. 

Nesse sentido, os smartphones também vêm desempenhando (mais) um papel importante. Afinal, a partir de aplicativos para smart house instalados em celulares, tablets ou computadores, é possível contar com toda essa praticidade a apenas alguns toques ou cliques de distância. Que tal, então, inserir o futuro que já é realidade no seu queridinho eletrônico? Para isso, deixo aqui cinco dicas de apps para superar Os Jetsons

1 – Amazon Alexa

A tão aclamada Alexa é o nome dado para a tecnologia de inteligência artificial utilizada nos dispositivos da Amazon. No entanto, o app para smart house Amazon Alexa, disponível para Android e iOS, também possibilita o controle de vários dispositivos inteligentes espalhados pela sua casa, como as lâmpadas smart, os plugues, câmeras smart e até mesmo o aquecimento do seu chuveiro. 

2 – Casa 

É claro que a Apple não deixaria por menos, desenvolvendo o próprio aplicativo para smart house. Com o Casa, é possível contar com todas as vantagens da automação residencial. Até mesmo funções mais complexas, como sistema de irrigação de jardim e cortinas de janelas podem ser controladas por esse app. 

3 – Olisto 

Disponível para Android e iOS, o Olisto também entra para a lista dos apps de casas inteligentes. A ferramenta permite conectar devices para criar configurações padronizadas de uso cotidiano. 

4 – Google Home 

O app inteligente da big tech é semelhante à Alexa. Basta dizer “Ok, Google” e o comando desejado. Outra possibilidade é criar uma rotina personalizada. Por exemplo: ao falar “Ok, Google. Hora de dormir”, a ferramenta é capaz de apagar as luzes e alterar a temperatura do ar-condicionado. 

Tatiany Martins, Diretora Comercial da Pitzi

Como se vê, a busca por uma casa (e rotina) mais automatizada e inteligente só depende de você! 

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Tags

Compartilhe

4Equity Media Ventures: como um fundo de media for equity está impulsionando o venture capital
Spotify pode remover a visualização de letras de músicas em contas gratuitas
Quais foram os 7 maiores vazamentos de dados da história?
Novo estudo revela a natureza quântica da gravidade; entenda
Novo modelo de IA detecta lavagem de dinheiro com Bitcoin
WohPag lança plataforma financeira para condomínio e imobiliária
Google demite 200 funcionários e transfere cargos para Índia e México
Xiaomi anuncia chegada do Redmi 13C 5G e inaugura seu 3º quiosque na Bahia
One UI 6.1 não tem maioria de funções de IA prometidas em celulares antigos; veja
Nintendo derruba mais de 8 mil clones do Yuzu, emulador de Switch; entenda!