PGR pede inquérito contra dirigentes do Google e do Telegram

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta quinta-feira,11, ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito para apurar a conduta de dirigentes do Google e do Telegram em relação ao projeto de lei (PL) para combater a desinformação nas redes sociais. 

A medida foi tomada após o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acionar a procuradoria e solicitar a investigação. Para Lira, as redes sociais têm feito “contundente a abusiva” ação contra o projeto, que está em tramitação na Casa. 

Segundo o presidente, as empresas que operam as redes sociais utilizam “campanha de desinformação” e provocam a sobrecarga nos sistemas de tecnologia da informação da Câmara ao fomentar que os usuários pressionem os deputados por meio de link que remete ao portal da Casa na internet. 

Ontem (10), o ministro Alexandre de Moraes mandou o Telegram apagar uma mensagem enviada aos usuários da plataforma contra à aprovação do projeto de lei. 

Na mensagem em massa disparada na terça-feira, o Telegram Brasil alega que o projeto de lei representa “um ataque à democracia”. Segundo a plataforma, o PL “concede poderes de censura” ao governo federal e cria um sistema de vigilância permanente que “matará a Internet moderna”, se o projeto for aprovado pelo Congresso Nacional. As informações são da Agência Brasil. 

Tags

Compartilhe

Bard: atualização oferece recurso do Google Sheets e melhora respostas
Tiro, porrada e bomba: 7 séries e filmes com polêmicas nos bastidores
Final Fantasy 7 Rebirth: veja gameplay e previsão de lançamento
Summer Game Fest: veja resumão com anúncios do evento
Blog
FreeYond M5A: smartphone de ótimo custo benefício em super promoção; veja
Sonic Superstars traz o ouriço da Sega com novos gráficos; veja trailer
Marvel’s Spider-Man 2 ganha data de lançamento no PlayStation 5; confira!
Toxic Command é o jogo com zumbis com história de John Carpenter
Like a Dragon Gaiden mostra Kiryu e muita ação em trailer
Mortal Kombat 1 ganha gameplay visceral na Summer Game Fest
%d blogueiros gostam disto: