Não é mágica! Mas o Innovation Sprint te ajuda a inovar e a tornar sua empresa mais competitiva

Muito se fala dos inúmeros apps que são novidades do mercado da tecnologia e das mentes inquietas de quem trabalha com desenvolvimento de produtos digitais. Mas pouco se sabe sobre como é esse processo de criação e brainstorming por trás das câmeras e que antes de ser disponibilizado ao grande público, o produto passa por diversas etapas para ser aperfeiçoado pela equipe que o desenvolve.

Este processo de entender, definir, refinar e melhorar o produto digital é chamado de Innovation Sprint, e é pensado justamente para trazer soluções criativas e inovadoras em um curto período de tempo. É um sistema que ajuda empresas e organizações a desenvolver ideias e protótipos de forma rápida e eficiente, permitindo que testem suas soluções no mercado em um pouco tempo. Além do mais, é uma metodologia baseada no design thinking, que é um processo de trabalho que explora o pensamento crítico e criativo, o que possibilita expor as mais diversas ideias e conseguir filtrá-las.

Esse sistema é dividido por etapas e pode durar de uma semana a um mês, dependendo do projeto e dos times envolvidos. Durante esse período, as equipes de trabalho são formadas por profissionais de diferentes áreas, como marketing, design, engenharia e tecnologia. O objetivo é promover a colaboração mútua entre eles, para que o produto seja moldado assertivamente de acordo com o briefing inicial do cliente.

Durante o tempo deste processo, a equipe trabalha em conjunto e com foco total para criar um protótipo ou um produto viável mínimo (MVP), testá-lo e receber feedback para que seja aprimorado rapidamente e assim, atender às expectativas dos usuários finais. Essa abordagem ágil e focada em resultados ajuda a acelerar o processo de inovação, permitindo que as empresas respondam rapidamente às mudanças no mercado e às necessidades dos clientes.

A inovação é fundamental para o sucesso das empresas, especialmente em um ambiente de negócios em constante mudança. As empresas que não conseguem inovar correm o risco de ficar para trás e perder competitividade. No entanto, a inovação não é fácil. É necessário um ambiente incentivado à inovação, uma cultura de experimentação e uma equipe talentosa para desenvolver e implementar novas ideias.

Deste modo, o Innovation Sprint pode ajudar as empresas a superar esses desafios, proporcionando um ambiente de trabalho focado, colaborativo e intensivo para o desenvolvimento de novas soluções. Ao reunir uma equipe multidisciplinar, a metodologia ajuda a garantir que as soluções melhoradas levem em consideração as diferentes perspectivas e consigam extrair as melhores habilidades de cada equipe.

Diego Credidio,  líder de Design da Mesa.

Tags

Compartilhe

SUPER LANÇAMENTO - GBIC DA INFO M SOLUTIONS - DANILO MACHADO
ESTRATÉGIAS FINANCEIRAS PARA PROVEDORES DE INTERNET - PROSPER CAPITAL
VENDAS, LIDERANÇA E MARKETING PARA SEU PROVEDOR - NOBERTO LULU
MITOS & VERDADES - NOVOS SERVIÇOS PARA ISP COM A CDNTV
VALE A PENA OFERECER PLANO DE 1GIGA? - ASAP TELECOM
MERCADO DE BANDA LARGA 2024 - REVISE SUA ESTRATÉGIA
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO