Não é mágica! Mas o Innovation Sprint te ajuda a inovar e a tornar sua empresa mais competitiva

Muito se fala dos inúmeros apps que são novidades do mercado da tecnologia e das mentes inquietas de quem trabalha com desenvolvimento de produtos digitais. Mas pouco se sabe sobre como é esse processo de criação e brainstorming por trás das câmeras e que antes de ser disponibilizado ao grande público, o produto passa por diversas etapas para ser aperfeiçoado pela equipe que o desenvolve.

Este processo de entender, definir, refinar e melhorar o produto digital é chamado de Innovation Sprint, e é pensado justamente para trazer soluções criativas e inovadoras em um curto período de tempo. É um sistema que ajuda empresas e organizações a desenvolver ideias e protótipos de forma rápida e eficiente, permitindo que testem suas soluções no mercado em um pouco tempo. Além do mais, é uma metodologia baseada no design thinking, que é um processo de trabalho que explora o pensamento crítico e criativo, o que possibilita expor as mais diversas ideias e conseguir filtrá-las.

Esse sistema é dividido por etapas e pode durar de uma semana a um mês, dependendo do projeto e dos times envolvidos. Durante esse período, as equipes de trabalho são formadas por profissionais de diferentes áreas, como marketing, design, engenharia e tecnologia. O objetivo é promover a colaboração mútua entre eles, para que o produto seja moldado assertivamente de acordo com o briefing inicial do cliente.

Durante o tempo deste processo, a equipe trabalha em conjunto e com foco total para criar um protótipo ou um produto viável mínimo (MVP), testá-lo e receber feedback para que seja aprimorado rapidamente e assim, atender às expectativas dos usuários finais. Essa abordagem ágil e focada em resultados ajuda a acelerar o processo de inovação, permitindo que as empresas respondam rapidamente às mudanças no mercado e às necessidades dos clientes.

A inovação é fundamental para o sucesso das empresas, especialmente em um ambiente de negócios em constante mudança. As empresas que não conseguem inovar correm o risco de ficar para trás e perder competitividade. No entanto, a inovação não é fácil. É necessário um ambiente incentivado à inovação, uma cultura de experimentação e uma equipe talentosa para desenvolver e implementar novas ideias.

Deste modo, o Innovation Sprint pode ajudar as empresas a superar esses desafios, proporcionando um ambiente de trabalho focado, colaborativo e intensivo para o desenvolvimento de novas soluções. Ao reunir uma equipe multidisciplinar, a metodologia ajuda a garantir que as soluções melhoradas levem em consideração as diferentes perspectivas e consigam extrair as melhores habilidades de cada equipe.

Diego Credidio,  líder de Design da Mesa.

Tags

Compartilhe

Anatel desenquadra SKY das obrigações de PMS; entenda
Meet permite transferência de ligações entre desktops e smartphones
QI Tech se torna unicórnio após aporte de US$ 50 milhões
QI Tech alcança status de unicórnio na América Latina
HP aposta na Ferrari
CPQD e Inventta iniciam implantação de Hub de Inovação focado em Web 3.0 em Campinas
Galapagos Capital adota plataforma baseada em IA para gestão de carteiras de recebíveis
Tecnisa aposta em programa de gamificação e dobra resultado de vendas
Grupos de ransomware intensificam ataques em redes de tecnologia operacional
Brasileiro supera média global no conhecimento e uso de IA generativa