Empresas de call center, pela ABT, apóiam a tecnologia Stir Shaken

A Associação Brasileira de Telesserviços, ABT, afirma ter sido a responsável por trazer a proposta  de adoção da tecnologia  Stir Shaken para o país e idealizou, junto à Anatel, o modelo a ser implantado. Para a entidade, a implementação dessa tecnologia “é o caminho regulatório que conjuga a proteção ao consumidor com a eficiência no uso das redes de telecomunicações por grandes usuários, e preservará milhares de empregos do setor de call center”.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou, na última quinta-feira (27/04), comunicado autorizando as prestadoras de serviços de telecomunicações a implementarem a autenticação e verificação de chamadas, com a tecnologia Stir Shaken, criada nos EUA, para resolver o problema de fraudes por telefone e de ligações indesejadas.

O Stir Shaken identifica e separa as ligações indesejáveis e dá maior transparência à relação com o consumidor que poderá optar por atender ou não a chamada, ao saber quem está ligando e com qual objetivo, antes mesmo de atendê-la.

Segundo a ABT, a empresas de call center empregam mais de 1,4 milhão de pessoas no país, principalmente jovens em seu primeiro emprego, mulheres e negros. “A tecnologia protegerá o consumidor, ao mesmo tempo em que preservará a empregabilidade do setor, combatendo ligações massivas robotizadas e valorizando contatos humanizados e transparentes”, destaca John Anthony von Christian, diretor executivo da ABT.

“Nos Estados Unidos, o Stir Shaken já foi implantado e está sendo utilizado, com sucesso, desde 2019”, observa Hélio Costa, presidente do Conselho de Ética e Regulação da ABT.

“Estudo publicado pela Juniper Research indica que as ligações fraudulentas vão custar $53 bilhões de dólares aos consumidores no Brasil, e no mundo, este ano. O mesmo documento mostra o potencial desta tecnologia. Com a adoção do Stir Shaken nos Estados Unidos o número de ligações indesejáveis caiu vertiginosamente”, explica Cláudio Tartarini, assessor jurídico da ABT e sócio da Souza Neto e Tartarini Advogados.

Em seu comunicado, a Anatel determina a adesão voluntária das empresas operadoras à nova tecnologia. A ABT, que representa as empresas de call center no Brasil,  destaca que a solução pode ser implantada em curto espaço de tempo, com o apoio do setor de telecomunicações. “A adoção da tecnologia de autenticação e verificação de chamadas, com o apoio das operadoras de telecomunicações, pode acontecer rapidamente para grande usuários e empresas de call center, tão logo sejam definidos os alinhamentos técnicos necessários e o modelo de organização setorial. O tema é urgente para proteger o consumidor contra fraudes e abusos e para a preservação do emprego dos profissionais de call centers”, conclui Guilherme Noronha, presidente da ABT.

 

 

O post Empresas de call center, pela ABT, apóiam a tecnologia Stir Shaken apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

TikTok não recua e pretende lutar pela permanência nos EUA; entenda
Estado da Espanha aumenta participação na Telefónica
Anatel anuncia novas medidas de combate às chamadas abusivas
Microsoft abre mais de 10 mil vagas para capacitação de mulheres em tech
Apostando no ganho de eficiência com IA, Honeywell lança solução para o setor Aeroespacial
Como bots de cambistas impulsionam vendas ilegais de ingressos
Setores criticam ação do governo junto ao STF contra a desoneração da folha
Verizon, NatWest e Global Anti-Scam Alliance colaboram com a Mastercard para combater os fraudadores
Cooperativa de grãos digitaliza áreas de vendas e RH
Faixa de 3.5 GHz está disponível em mais 220 municípios