AWS e FGV apresentam marketplace de serviços para gestão pública

Diretor do FGV DGPE, José Henrique Paim (à dir.), apresenta plataforma FGV Municípios em evento da AWS, parceira no desenvolvimento da ferramenta | Foto: Carolina Cruz/Tele.Síntese

O Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE) apresentou nesta terça-feira, 9, em Brasília, o projeto de marketplace da plataforma FGV Municípios, que possibilita o acesso a soluções voltadas para gestão pública. A ferramenta é desenvolvida em parceria com a Amazon Web Services (AWS), que fornece o suporte de nuvem e aplicações de machine learning.

A apresentação ocorreu durante o AWS Public Sector Symposium, evento que ocorre pela primeira vez no Brasil. Além da Amazon, a plataforma da FGV também é desenvolvida em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), que colabora com consultoria especializada em administração municipal.

A FGV Municípios é uma ferramenta gratuita já implementada, voltada para gestores públicos, que reúne dados de bases públicas e oficiais, possibilitando a visualização de indicadores de forma descomplicada, com análise automatizada. O marketplace é um dos serviços oferecidos na plataforma. Agora, a fundação estuda formas de aprimorar o canal, com curadoria, expandindo  soluções a serem indicadas ao Estado.

O diretor do FGV DGPE, José Henrique Paim, explica que a plataforma e o marketplace auxiliam a lidar com a burocracia das compras públicas e a identificação de soluções já implementadas, que proporcionam segurança jurídica na contratação. “A inovação no setor público é dificultada, muitas vezes, por essa burocracia. E o gestor público, às vezes, é punido por inovar. Nós estamos partindo do princípio de que é possível [inovar], organizando essas informações e de certa forma fazendo essa curadoria, e permitindo que esses parceiros demonstrem onde eles já eventualmente implementaram essa ação [solução]”, disse.

“Em uma análise [de dados] a gente tem condições de, a partir da legislação de compras públicas, indicar qual é a melhor modalidade para compra daquela determinada inovação que vai estar disponível. Então, por exemplo, é uma ajuda tanto para o município como também para uma edtechs [e afins]”, complementa Paim.

Atualmente, serviços da AWS e Ibam já compõem a plataforma.

Paulo Timm, superintendente geral do Ibam, ressalta a importância dos dados na definição dos serviços adequados. “O marketplace traz soluções que são apresentadas para os municípios, mas soluções do próprio tempo e adversidade que existe nesse campo. Elas não são iguais, elas devem ser pensadas para cada uma dessas realidades, porque o Brasil é um país muito desigual em vários sentidos”, afirmou Timm.

O post AWS e FGV apresentam marketplace de serviços para gestão pública apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Anatel desenquadra SKY das obrigações de PMS; entenda
Meet permite transferência de ligações entre desktops e smartphones
QI Tech se torna unicórnio após aporte de US$ 50 milhões
QI Tech alcança status de unicórnio na América Latina
HP aposta na Ferrari
CPQD e Inventta iniciam implantação de Hub de Inovação focado em Web 3.0 em Campinas
Galapagos Capital adota plataforma baseada em IA para gestão de carteiras de recebíveis
Tecnisa aposta em programa de gamificação e dobra resultado de vendas
Grupos de ransomware intensificam ataques em redes de tecnologia operacional
Brasileiro supera média global no conhecimento e uso de IA generativa