Questionamento sobre ‘jabuti’ inserido na MP do Fistel chega ao STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Superior Tribunal Federal (STF), solicitou do presidente Jair Bolsonaro explicações sobre mudanças feitas na MP 1.018/20, sancionada em 15 de junho. Moraes também quer esclarecimentos do Congresso Nacional a respeito do texto, que foi aprovado após a inserção de diversos pontos alheios ao tema original da medida provisória. Ambos têm 10 dias, para se pronunciar.

Em especial, Moraes cobra informações a respeito da inclusão do artigo 32, parágrafos 15 da MP. Estes itens tratam da obrigação de operadoras de TV por assinatura carregarem o sinal de geradoras de TV aberta em sua grade de programação. A MP tornou obrigatório o carregamento também do sinal de retransmissoras, e não apenas das geradoras de sinal, o que multiplica a quantidade de canais que as operadoras devem trazer em suas grades, onerando o serviço.

Originalmente, a MP 1.018 tratava apenas da redução de tributos setoriais incidentes sobre serviço de banda larga satelital. A Ação Direta e Inconstitucionalidade questionando o ‘jabuti’ das retransmissoras recebeu o número 6.921 no STF e é movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

O partido alega que o artigo é inconstitucional justamente por ser um jabuti, ou no jargão jurídico, “contrabando legislativo”. Afirma ainda que a Constituição Federal reserva à União a competência para regular os serviços de telecomunicações. E solicitou medida cautelar para suspender a eficácia do artigo modificado pela MP, transformada na lei 14.173/21.

Após as respostas da Presidência e do Congresso Nacional, Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral da República, também deverão se pronunciar, em não mais que cinco dias.

O processo foi aberto em 25 de junho e vem chamando a atenção. Desde então, ao menos quatro entidades ou empresas pediram para participar da ação na condição de amicus curiae. Entre as quais, Abratel, que representa radiodifusores e defende o carregamento obrigatório do sinal de retransmissoras, e SETA – Sindicato Nacional das Operadoras de TV por Assinatura, que é contra.

O post Questionamento sobre ‘jabuti’ inserido na MP do Fistel chega ao STF apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Após anos de luta, agora você pode montar no grifo de The Witcher 3! Veja como
One UI 6.1 leva recursos da linha Galaxy S24 para mais dispositivos
Dragon's Dogma 2 decepciona muito na acessibilidade; veja review
Governo de SP abre 400 vagas para cursos gratuitos de Tecnologia da Informação
6 curiosidades sobre o Memory Card, o clássico acessório do PS1 e PS2
Aniquilação: filme tem segredo que você pode não ter percebido
Os melhores e piores jogos de X-Men: veja ranking completo
Aumento de 62% no uso de aplicativos bancários móveis intensifica a necessidade de proteção contra fraudes
A ciência por trás do paradoxo do gato de Schrödinger
Vale a pena usar o AMD FSR 3 com geração de frames ao invés do DLSS em GPUs Nvidia?