IA brasileira aprimora previsão de rotas no controle do tráfego aéreo

Aviao IA 2

Pesquisadores da Unidade Embrapii do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em parceria com a Atech, empresa do grupo Embraer especializada em sistemas de gerenciamento do tráfego aéreo, estão desenvolvendo uma solução baseada em inteligência artificial para aumentar a precisão das previsões de trajetória das aeronaves e antecipar gargalos operacionais antes que eles provoquem atrasos.

A tecnologia será integrada aos sistemas de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo desenvolvidos pela Atech, utilizados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Força Aérea Brasileira (FAB), e também fornecidos a países da América Latina, África e Ásia.

Segundo os pesquisadores, a proposta é complementar os modelos atualmente empregados com algoritmos de IA treinados a partir de grandes volumes de dados históricos de voos e informações meteorológicas, ampliando a capacidade de prever alterações na operação.

IA incorpora variáveis do voo em tempo real

Antes de cada decolagem, as companhias aéreas registram um plano de voo com a trajetória prevista da aeronave. Alterações nas condições meteorológicas, restrições temporárias do espaço aéreo e congestionamentos em determinadas rotas, porém, podem obrigar mudanças nesse planejamento, provocando circuitos de espera antes do pouso e atrasos que se propagam para outros voos.

Segundo Paulo Rogério de Almeida Ribeiro, pós-doutorando do ICMC-USP e integrante do projeto, esse é um dos desafios que a IA busca enfrentar.  “O piloto informa previamente quais pontos do espaço aéreo pretende percorrer. Mas, dependendo das condições meteorológicas ou de outros imprevistos, ele pode precisar alterar a rota. Isso acaba impactando os horários de chegada.”

Os modelos em desenvolvimento analisam informações de posicionamento das aeronaves, histórico operacional, direção dos ventos, temperatura, precipitação e outras variáveis capazes de influenciar a operação. Segundo Ribeiro, a principal diferença em relação aos métodos tradicionais está na capacidade de incorporar fatores dinâmicos durante o voo.

“Os modelos convencionais são baseados principalmente em equações matemáticas estáticas, que funcionam muito bem em situações normais, mas não conseguem capturar com a mesma precisão fatores que mudam constantemente durante a operação, como a questão meteorológica. A IA permite incorporar essas informações e aprender padrões a partir dos dados.”

Aviao IA imagem Atech

Sistema processa muitas informações por dia

O projeto está na terceira das quatro etapas previstas. Depois da preparação da base de dados e da definição das variáveis utilizadas pelos algoritmos, a equipe trabalha atualmente no treinamento e na avaliação dos modelos.

De acordo com Ribeiro, um dos principais desafios é o volume de dados processados. “São dados de todos os voos que passam pelos aeroportos brasileiros. Além disso, trabalhamos com o que chamamos de alta resolução temporal, ou seja, recebemos uma quantidade muito grande de informações a cada segundo. Em apenas um dia, é possível acumular vários gigabytes de dados.”

O pesquisador afirma que os testes realizados até o momento indicam resultados superiores aos obtidos pelo modelo atualmente utilizado como referência.

“A gente compara a previsão gerada pelo nosso sistema com a trajetória que realmente aconteceu e também com a previsão feita pelo modelo atual. Os resultados têm sido bastante positivos.”

A expectativa é concluir o desenvolvimento da tecnologia até setembro, quando os modelos e os códigos serão entregues à Atech para integração aos sistemas de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo.

Objetivo é antecipar gargalos operacionais

Segundo Juliana Barros Gonçalves, gerente de programas da Atech responsável pela área de gestão de fluxo de tráfego aéreo, o principal objetivo é permitir que intervenções ocorram antes que os atrasos se consolidem. “A ideia é que a gente consiga prever esses gargalos com mais antecedência. Com isso, será possível tomar ações preventivas para evitar atrasos, reduzir tempos de espera e tornar o uso do espaço aéreo mais eficiente.”

Além da redução dos atrasos, a expectativa da equipe é que a tecnologia contribua para diminuir o tempo de espera das aeronaves antes do pouso, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa.

O post IA brasileira aprimora previsão de rotas no controle do tráfego aéreo apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

GSMA propõe corte de impostos sobre telecom e celulares
GSMA propõe corte de impostos sobre telecom e celulares
GSMA defende negociação com plataformas para financiar redes móveis no Brasil
GSMA defende negociação com plataformas para financiar redes móveis no Brasil
Restrição a celulares tem ampla adesão de escolas, mostra pesquisa
Restrição a celulares tem ampla adesão de escolas, mostra pesquisa
Abrasat será presidida por Sérgio Maia
Abrasat será presidida por Sérgio Maia. Sindisat, por Michelle Caldeira
Anatel vê preço de smartphone como barreira à inclusão digital
Anatel vê preço de smartphone como barreira à inclusão digital
Conexis entrega agenda aos presidenciáveis e defende Ministério da Digitalização
Conexis entrega agenda aos presidenciáveis e defende Ministério da Digitalização
CNCiber apresenta modelo de governança para a cibersegurança nacional
GSMA defende conectividade como política de Estado
Justiça do Rio de Janeiro adia decisão sobre falência da Oi
Justiça do Rio de Janeiro adia decisão sobre falência da Oi
Crise da Oi: Justiça adia julgamento e prorroga indefinição sobre o destino final da tele