GSMA: Três empresas ocupam 70% do tráfego na América Latina

GSMA: Três empresas ocupam 70% do tráfego na América Latina

Plataformas da Meta lideram tráfego móvel na América Latina | Foto: Freepik
Plataformas da Meta lideram tráfego móvel na América Latina | Foto: Freepik

Levantamento preliminar da GSMA, associação global de operadoras móveis, aponta que três empresas concentram 70% do tráfego móvel na América Latina: Meta (49%), Google (14%) e TikTok (8%). Os dados fazem parte de relatório que deve ser divulgado nas próximas semanas e foram antecipados pelo head para a América Latina na entidade, Lucas Gallitto, em debate sobre a sustentabilidade das redes promovido pelo Legal Grounds Institute, nesta segunda-feira, 23. 

Gallito destaca que a concentração na América Latina pode ser maior que na Europa, onde balanço da Axon Partners Group, referente a 2021, mostrou que seis empresas ocupavam mais da metade (57%) do tráfego: Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp), Alphabet (buscador do Google e YouTube), Apple (iTunes, iCloud, AppStore), Amazon (AWS, Amazon Prime), Microsoft (MS Office, Xbox) e Netflix.

A busca de dados apurados na AL visa subsidiar a defesa da implementação de uma taxa de rede a ser cobrada de grandes usuários (fornecedores de serviços digitais) – o fair share. 

O estudo a ser divulgado também traz projeções sobre o aumento da demanda por rede. De acordo com os dados, a cada ano, o volume de tráfego móvel total na América Latina é maior se comparado ao ano anterior, passando de 57 exabytes em 2023 para 190 exabytes em 2030. O que representa um incremento de 133 exabytes neste período. 

As projeções de aumento de dados vem sendo um dos pontos de contestação das big techs, contrárias ao fair share. Em maio deste ano, a Aliança pela Internet Aberta (AIA) – organização que defende os interesses de empresas de tecnologias alvo de eventual cobrança – apresentou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) um estudo que busca demonstrar a sustentabilidade das redes de conectividade sem a criação de uma taxa de uso da rede para grandes usuários. 

O documento contou com projeções que indicam uma desaceleração do consumo de dados no Brasil até 2033 e, no mesmo período, um aumento do retorno de investimento das teles (saiba mais aqui).

Compartilhe

Renúncias esvaziam Conselho Fiscal da Oi, que convocará nova assembleia
Renúncias esvaziam Conselho Fiscal da Oi, que convocará nova assembleia
Fust, zero rating do Gov
Fust, zero rating do Gov.br e postes: a semana no Congresso
SpaceX, dona da Starlink, critica proposta de espectro da UE
SpaceX, dona da Starlink, critica proposta de espectro da UE
Bets: Anatel bloqueou 50 mil sites de apostas ilegais
Apple abre ecossistema móvel no Brasil após acordo com Cade
Apple abre ecossistema móvel no Brasil após acordo com Cade
ECA Digital: ANPD monitora 18 sites com conteúdo pornográfico
ANPD inicia fiscalização de verificação de idade em 18 sites adultos
ANPD inicia fiscalização de verificação de idade em 18 sites adultos
Governança de dados: gargalo é perder informações por troca de gestão política
Governança de dados: gargalo é perder informações por troca de gestão política
Na era dos agentes IA, a governança de dados dá vez a governança de conhecimento
Na era dos agentes IA, a governança de dados dá vez a governança de conhecimento
SC: programa de conectividade rural e em rodovias é aprovado
SC: programa de conectividade rural e em rodovias é aprovado