anatel-confirma-que-invasao-da-abin-em-celulares-ocorreu-sem-interacao-das-operadoras

Anatel confirma que invasão da Abin em celulares ocorreu sem interação das operadoras

Crédito: Freepik

A Anatel confirmou hoje, 25, ao Tele.Síntese que a invasão da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para o monitoramento de celulares em todo o Brasil, com a utilização de um software  batizado por “First Mile”, fabricado pela Cognyte (ex-Verint), ocorreu sem qualquer interação da operadoras de celular que atuam no país, conforme noticiou o jornal  O Globo. 

Segundo fontes da agência, assim que surgiram as primeiras notícias sobre o uso indevido da Abin, foram abertos processos junto as operadoras, e a Anatel constatou que as empresas têm instalados ” há vários anos” sistemas de proteção contra esse software de invasão ” e outros similares”.

De qualquer forma, a Anatel determinou que as operadoras façam novos testes “sobre a suficiência da proteção implantada”, o que já está sendo providenciado. A agência ainda não tem informações sobre a quantidade de celulares que teria sido afetada pela operação da Abin, pois essa apuração está a cargo da Polícia Federal.

Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje operação contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) e que dirigia a Abin no governo Bolsonaro. As investigações da PF apontam para a existência de uma “Abin paralela”, que monitorava ilegalmente personalidades públicas e outras personalidades com o uso de sistemas internos que acompanhavam as localizações dos celulares sem autorização judicial. Entre elas, são citados o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, governadores de oposição e ministros do STF .

Na operação de hoje contra o parlamentar os policiais apreenderam computadores, documentos e pendrives na casa e no gabinete. O deputado

Segundo o jornal, a PF apurou que o sistema invasor atuava na “infraestrutura crítica da telefonia brasileira”, sistema esse que foi adquirido com recursos do Orçamento da União, ou seja, dinheiro público. Com as informações do sistema invasor, o grupo construía argumentos de uso político e midiático e para obtenção de proveitos especiais, além de interferir nas investigações legais.

Tags

Compartilhe

Renúncias esvaziam Conselho Fiscal da Oi, que convocará nova assembleia
Renúncias esvaziam Conselho Fiscal da Oi, que convocará nova assembleia
Fust, zero rating do Gov
Fust, zero rating do Gov.br e postes: a semana no Congresso
SpaceX, dona da Starlink, critica proposta de espectro da UE
SpaceX, dona da Starlink, critica proposta de espectro da UE
Bets: Anatel bloqueou 50 mil sites de apostas ilegais
Apple abre ecossistema móvel no Brasil após acordo com Cade
Apple abre ecossistema móvel no Brasil após acordo com Cade
ECA Digital: ANPD monitora 18 sites com conteúdo pornográfico
ANPD inicia fiscalização de verificação de idade em 18 sites adultos
ANPD inicia fiscalização de verificação de idade em 18 sites adultos
Governança de dados: gargalo é perder informações por troca de gestão política
Governança de dados: gargalo é perder informações por troca de gestão política
Na era dos agentes IA, a governança de dados dá vez a governança de conhecimento
Na era dos agentes IA, a governança de dados dá vez a governança de conhecimento
SC: programa de conectividade rural e em rodovias é aprovado
SC: programa de conectividade rural e em rodovias é aprovado