A Hewlett Packard Enterprise anunciou a disponibilidade de sua primeira solução baseada na linha NVIDIA Blackwell, o NVIDIA GB200 NVL72. Esse sistema em escala de rack foi desenvolvido para ajudar provedores de serviços e grandes empresas a implantar rapidamente clusters de IA extremamente complexos, utilizando avançadas soluções de resfriamento líquido direto para otimizar a eficiência e o desempenho.
O NVIDIA GB200 NVL72 apresenta uma arquitetura de memória compartilhada e baixa latência, utilizando a mais recente tecnologia de GPUs para suportar modelos de IA extremamente grandes, com mais de um trilhão de parâmetros em um único espaço de memória.
Segundo a fabricante, o sistema permite a integração perfeita de CPUs e GPUs NVIDIA, além de bandejas de computação e switches, rede e software, oferecendo desempenho extremo para lidar com cargas de trabalho altamente paralelizáveis, como o treinamento e a inferência de modelos generativos de IA (GenAI), além de aplicações de software da NVIDIA.
Com o aumento das exigências energéticas e a dinâmica de densidade nos data centers, a HPE conta com cinco décadas de expertise em resfriamento líquido, posicionando-se de maneira única para oferecer suporte abrangente à implantação rápida e ao gerenciamento de infraestrutura para ambientes complexos com resfriamento líquido. Essa experiência permitiu à HPE entregar oito dos 15 supercomputadores mais eficientes do mundo segundo o ranking Green500, que classifica os supercomputadores com maior eficiência energética. A HPE também se destaca como líder em tecnologia de resfriamento líquido direto, sendo responsável pela construção de sete dos 10 supercomputadores mais rápidos do mundo.