DeepSeek pode abrir caminho para a democratização da IA e o aumento de produtividade, analisa Allianz Trade

DeepSeek pode abrir caminho para a democratização da IA e o aumento de produtividade, analisa Allianz Trade

Artificial intelligence and machine learning concept. Abstract technology background.

O novo chatbot de Inteligência Artificial da empresa chinesa DeepSeek tem causado inúmeros debates recentemente. Nesta quinta-feira (06), a Coreia do Sul bloqueou a ferramenta em dispositivos do governo; já nos EUA, um novo projeto de lei quer penalizar fortemente usuários de qualquer tecnologia de IA fabricada na China.

Diante deste cenário, os economistas da Allianz Research, divisão de pesquisa da Allianz Trade, líder mundial em seguro de crédito, publicaram uma análise a respeito dos impactos da ferramenta nos mercados globais.

O documento DeepSeek breakthrough: Is AI living a Sputnik moment or facing a Potemkin village? ressalta que a DeepSeek, empresa que existe há menos de dois anos, conseguiu projetar e criar um modelo de linguagem de grande escala (LLM) de código aberto que compete com aqueles desenvolvidos por grandes companhias de tecnologia dos EUA, como a OpenAI (ChatGPT-4o, o1), a Anthropic (Claude Sonnet 3.5) e o Google (Gemini 2.0 Flash), especialmente em tarefas de codificação, resolução de problemas matemáticos e raciocínio.

Democratização da IA e aumento da produtividade

Os economistas acreditam que o modelo de código aberto da DeepSeek abre um leque de possibilidades não apenas para a indústria de tecnologia, mas também para empresas de outros setores, permitindo que impulsionem a inovação ou adotem tecnologia avançada a um custo significativamente menor. Isso deve aumentar a concorrência no setor de modelos de linguagem de grande escala (LLMs), pois empresas que estão mais atrás no seu desenvolvimento terão a oportunidade de analisar o modelo da DeepSeek para reduzir a distância tecnológica em relação à líder de mercado atual, a OpenAI. Além disso, eles afirmam que essa abordagem pode incentivar a indústria a explorar métodos mais eficientes e acessíveis para o desenvolvimento de IA.

Além disso, os autores reforçam que, ao priorizar a engenhosidade em vez da força bruta (através do seu maior poder computacional e de mais chips), a DeepSeek pode contribuir para a democratização da IA, incentivando aqueles que tinham receios devido à dependência excessiva de grandes players ou por conta de restrições de custo. O aumento da concorrência inevitavelmente tornaria a IA mais acessível, facilitando sua disseminação global e ampliando seu uso, especialmente entre pequenas e médias empresas (PMEs).

Uma adoção mais rápida e a ampliação das capacidades tecnológicas poderiam aumentar a produtividade total em média 16% nos setores de telecomunicações, serviços empresariais (TI, serviços profissionais, científicos e técnicos), editoriais e financeiros — um crescimento cinco vezes maior do que em um cenário de baixa adoção.

Passo positivo para o desenvolvimento da IA

Por fim, os autores descrevem o caso da DeepSeek como um passo positivo e crucial na transição contínua para uma economia impulsionada por IA: “Não prevemos um cenário sombrio para os semicondutores. Pelo contrário, uma melhor otimização das GPUs pode favorecer uma adoção mais ampla da tecnologia na economia global. Atualmente, os custos excessivos dos chips mais avançados podem limitar empresas de explorarem novos projetos baseados em IA, os quais, na verdade, poderiam gerar economia e inovação”, afirmam.

Segundo os economistas, é difícil que esse avanço desencoraje os investimentos das big techs americanas em IA. Pelo contrário, elas provavelmente usarão sua vantagem de capital para expandir suas capacidades e tentar recriar uma nova diferença tecnológica em relação à concorrência. A abordagem de otimização trazida pela startup chinesa pode, na realidade, ajudá-las a identificar falhas em seus processos, aumentando sua eficiência e produtividade—o que, por sua vez, permitiria realocar mais recursos para novos projetos.

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira