Reforma tributária: Internet e telefonia entram no cashback de 100%

Reforma tributária: Internet e telefonia entram no cashback de 100%

Reforma tributária: Internet e telefonia entram no cashback de 100%
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O relator do projeto de regulamentação da reforma tributária (PLP 68/2024) no Senado Federal, Eduardo Braga (MDB-AM), ampliou a proposta de percentual do cashback para serviços de internet e telefonia para 100%. A medida equipara o tratamento a outros serviços essenciais como água e energia.

O relatório preliminar foi divulgado nesta segunda-feira, 9. A leitura está prevista para esta tarde, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com votação ainda nesta semana.

Na última semana, Braga já havia antecipado que estava “otimista” sobre a possibilidade de incorporar o pleito das teles.  Ele afirmou também que as modificações precisariam de sinalização positiva da Câmara dos Deputados para entrar no texto. A ideia é que não haja mudanças substanciais na fase final de votação, pelos deputados.

Cashback

O cashback consiste na devolução de parte dos impostos para população de baixa renda. Serviços essenciais, – como energia, água, gás e, agora, telefonia e internet – têm proposta de cashback de até 100% da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e 20% do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) pago no consumo. Antes, telecom estava enquadrada na regra geral, que admite devolução de até 20% tanto na CBS quanto no IBS.

Conforme a proposta em discussão, o ressarcimento para os serviços essenciais virá diretamente na conta do consumidor beneficiado, funcionando como um desconto. Para os demais, será regulamentado um mecanismo posteriormente – estuda-se algo semelhante a uma acumulação de créditos para resgate periódico.

O pleito das operadoras não passou na Câmara dos Deputados, mas foi objeto de pelo menos cinco emendas de senadores, além de constar entre as recomendações encaminhadas pelo Grupo de Trabalho (GT) da reforma tributária na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Estudo encomendado pela Conexis, associação que representa as maiores operadoras do país, estimou que o impacto da ampliação do cashback para telefonia e internet impactaria apenas 0,01 ponto percentual na alíquota de referência a ser adotada.

A medida é defendida pelas empresas como forma de contribuir para inclusão digital, além de estimular a formalização entre os prestadores.

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira