Governo reforça o CITDigital para a transformação digital

Governo reforça o CITDigital para a transformação digital

| Foto: Freepik

O Governo Federal publicou nesta quinta-feira (12/12) o Decreto nº 12.308, que atualiza o Comitê Interministerial para a Transformação Digital (CITDigital). Entre as competências desse comitê interministerial está a apreciação das propostas e o planejamento de ações relacionadas à transformação digital a serem executadas pela Administração Pública Federal, a fim de propor ao Presidente da República prioridades para os programas e os projetos que os integrem. A intenção é agilizar a capacidade de tomada de decisão a partir da integração entre diferentes pastas. 

O ato cria também o Conselho Consultivo para a Transformação Digital, que será composto por especialistas e representantes com notório saber da comunidade científica, da sociedade civil e do setor produtivo. Se trata de uma forma de ampliar a participação social nas discussões sobre o tema. A Secretaria-Executiva do CITDigital será exercida pela Casa Civil da Presidência da República.

O detalhamento do Decreto foi apresentado na reunião de hoje, 12, do Conselhão ( Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável), que foi presidida pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, devido à ausência do presidente Lula, que permanece internado em São Paulo, devido a uma cirurgia na cabeça.

Conforme o decreto, será criada a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital – E-Digital, com o objetivo de ampliar o acesso a serviços públicos; promover os direitos do cidadão; fortalecer a democracia e a participação social; e garantir o desenvolvimento socioeconômico soberano, sustentável e inclusivo, com inovação e aumento da competitividade, da autonomia produtiva e tecnológica e dos níveis de emprego e de renda no País.

São os seguintes os ministros que integram  o plenário do conselho:

I – Casa Civil, que o presidirá;

II – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação;

III – Ministério das Comunicações;

IV – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;

V – Ministério da Fazenda;

VI – Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos;

VII – Ministério da Justiça e Segurança Pública; e

VIII – Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira