Conselho Diretor da Anatel propõe ampliação do 4G no RS

Conselho Diretor da Anatel propõe ampliação do 4G no RS

Technology on the top of the telecommunication GSM 5G,4G,3G tower.Cellular phone antennas on a building roof.Telecommunication mast television antennas.Receiving and transmitting stations

O Conselho Diretor da Anatel aprovou hoje, 25, proposta de obrigação de fazer à Claro para ativação de novas antenas 4G no Rio Grande do Sul (RS), em localidades que não possuem essa tecnologia.

Segundo os conselheiros, a medida é uma resposta à situação de calamidade pública enfrentada pelo estado gaúcho decorrente de eventos climáticos extremos que causaram chuvas intensas e contínuas desde o final de abril.

A decisão, relatada pelo conselheiro Vicente Aquino e acatada pelos demais membros do colegiado, tem como objetivo assegurar que a população de localidades sem a tecnologia 4G passem a ter acesso a serviços de telecomunicações de qualidade, essenciais para a comunicação em situações de emergência e para o recebimento de alertas da Defesa Civil via cell broadcast.

Obrigação de Fazer

Pela proposta, a Claro poderá implementar a infraestrutura dentro do prazo de um ano. O projeto deverá ser executado de forma a garantir que a cobertura móvel 4G atenda localidades escolhidas pela operadora dentre várias elencadas pela Anatel no RS.

A operadora tem 60 dias para comunicar à Anatel sua opção pela adesão à sanção de obrigação de fazer, devendo apresentar o projeto técnico e uma declaração formal de que não há cobertura móvel 4G nas localidades selecionadas. Se aceitar fazer a nova rede nos locais, será isenta de multa de R$ 1,8 milhão.

A cobertura 4G na localidades deve permitir o envio de alertas de emergência via SMS e cell broadcast, garantindo que a população seja rapidamente informada sobre riscos iminentes e medidas de segurança. Uma característica importante é que o cell broadcast funciona apenas nas redes 4G ou superiores, razão pela qual a expansão da cobertura 4G, principalmente em áreas de risco, é fundamental para o sucesso do sistema de alertas.

Outro processo, relatador por Alexandre Freire e também aprovado hoje prevê a conversão de R$ 15,8 milhões de multas em cobertura 4G a localidades em todo o país. “As referidas obrigações de fazer têm como objetivo promover a melhoria da infraestrutura de telecomunicações em diversas localidades do país, ampliando o acesso aos serviços de telecomunicações, bem como melhorando a qualidade desses serviços. Sabe-se que essas ações são fundamentais para impulsionar a inclusão digital”, explicou o conselheiro. (Com assessoria de imprensa)

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira