A TIM deu início a provas de conceito de uso de notebooks com chips Intel integrados com a conectividade 5G, eSIM e NPU (Neural Processing Unit). De acordo com a operadora, que anunciou sobre o início dos testes nesta terça-feira, 10, a tecnologia testada no modelo Intel Core Ultra permitirá que esses equipamentos dispensem a conexão à internet via WiFi, pois estarão conectados à rede móvel, assim como um celular.
A novidade ainda está em estudo de usabilidade pela TIM, mas a expectativa da operadora e da empresa de tecnologia é que ela resulte em uma rede mais robusta e pervasiva. Além disso, espera-se que possa oferecer mais mobilidade e autonomia tanto para pessoas quanto para empresas que necessitem de melhor desempenho para executar aplicações que fazem uso de inteligência artificial (IA).
Isto é, segundo as empresas, a combinação das tecnologias da TIM e da Intel para o projeto visa atender às crescentes demandas dos usuários por conectividade em conjunto com análise de dados em tempo real.
“Nosso objetivo com a Intel é explorar novos casos de uso e de modelos de negócios inovadores, que requerem um elevado desempenho computacional associado à mobilidade”, afirma Átila Xavier, diretor de Tecnologia e Inovação da TIM.
“A abordagem da TIM é inovadora e se beneficia das novidades embarcadas no nosso conceito do AIPC como, por exemplo, as nossas NPUs, trabalhando em conjunto com os novos núcleos dos processadores Intel Core Ultra”, diz Roberto Corrêa, especialista em Telecomunicações da Intel.
“A combinação dessas tecnologias oferece excelente relação entre desempenho, consumo energético e custos de infraestrutura, acelerando o retorno de investimento. As aplicações e casos de uso explorados poderão também ser implantados em outros form-factors, escalando o poder de computação enquanto maximizam as possibilidades de novos negócios”, destaca o executivo da Intel. (Com assessoria de imprensa)