Três em cada quatro (74%) organizações viram os investimentos em IA generativa e automação atenderem ou superarem as expectativas, com 63% planejando aumentar seus esforços e fortalecer ainda mais essas capacidades até 2026.
Segundo o relatório, “Reinventando as Operações Empresariais com IA Generativa”, feito pela Accenture, o número de empresas que modernizaram completamente seus processos liderados por IA quase dobrou de 9% em 2023 para 16% em 2024. Comparadas aos concorrentes, essas organizações obtêm um crescimento de receita 2,5 vezes maior, 2,4 vezes mais produtividade e 3,3 vezes mais sucesso na escalação de casos de uso de IA generativa.
As descobertas também avaliaram que essas empresas “preparadas para a reinvenção” estão se movendo mais rapidamente e amplificando o impacto da IA generativa em todo o negócio. Com uma base digital robusta, essas organizações já desenvolveram casos de uso de IA generativa em TI (75%), marketing (64%), atendimento ao cliente (59%), finanças (58%), P&D (34%) e outras funções essenciais.
Embora a pesquisa indique que algumas empresas alcançaram o mais alto nível de maturidade operacional, quase dois terços (64%) ainda enfrentam dificuldades para mudar a forma como operam. Por exemplo, estão atrasadas na construção de uma base de dados robusta: 61% relatam que seus ativos de dados não estão prontos para a IA generativa e 70% acham difícil escalar projetos que utilizam dados proprietários.
A profunda dependência de pessoas muitas vezes é negligenciada: 82% das empresas em estágio inicial de maturidade operacional não aplicaram uma estratégia de reinvenção de talentos, não planejaram para atender às necessidades da força de trabalho, nem adquiriram novos talentos ou treinamento para preparar os trabalhadores para fluxos de trabalho liderados por IA generativa. De fato, muitos executivos (78%) indicam que a IA e a IA generativa estão avançando rápido demais para que os esforços de treinamento de suas organizações acompanhem o ritmo.
“A maioria dos executivos entende a urgência de reinventar suas operações com IA generativa, mas, em muitos casos, suas operações empresariais ainda não estão prontas para sustentar uma transformação em larga escala”, disse Daniel Lázaro, líder de dados e IA da Accenture América Latina. “A IA generativa é mais do que uma tecnologia. Ela é um motor de mudança de mentalidade que impacta toda a empresa. Exige que as organizações tenham uma base digital sólida, uma estratégia de dados e um roteiro bem definido para mudar a forma como operam. Além disso, uma perspectiva de ponta a ponta, que aproveite talentos, práticas de ponta e colaboração eficaz entre equipes de negócios e tecnologia, é essencial para operações inteligentes.”
O relatório destaca quatro ações principais que os líderes empresariais devem tomar para avançar na maturidade operacional:
• Implementar uma governança centralizada de dados e uma abordagem centrada em domínios para a modernização de dados. Conectar processos e ferramentas em várias funções para garantir que as pessoas compreendam, claramente, como criar, manipular e consumir dados, que devem ser estruturados de maneira padronizada para serem acessados por ferramentas de IA em toda a empresa;
• Adotar uma estratégia de reinvenção focada em talentos. Reinventar o trabalho e repensar processos e fluxos de trabalho inteiros para obter uma visão clara de onde a IA generativa pode ter o maior impacto no atendimento aos clientes, no suporte às pessoas e na obtenção de resultados comerciais;
• Garantir que as equipes de negócios e tecnologia compartilhem a responsabilidade pela reinvenção. A colaboração impulsiona a inovação, pois ambas as equipes compartilham a responsabilidade sobre como os ativos, plataformas e produtos são desenvolvidos para aproveitar todas as capacidades da IA generativa em toda a empresa;
• Adotar processos de ponta para impulsionar resultados comerciais. Aplicar a mineração de processos baseada em nuvem para calibrar benchmarks internos e externos, facilitando a visualização de lacunas de processo e obtendo insights claros sobre ineficiências operacionais ou oportunidades de melhoria.
Explore o relatório no aplicativo da Accenture, o Foresight, e obtenha um feed personalizado com os últimos insights, dados, estudos de caso e muito mais no link.
Para o relatório “Reinventando as Operações Empresariais com IA Generativa”, a Accenture entrevistou 2.000 executivos em 12 países, incluindo o Brasil, e 15 setores. A pesquisa mais recente avaliou a progressão da maturidade das operações empresariais com base em quatro critérios: Preparadas para a reinvenção, Orientadas por insights, Automatizadas e Fundamentais — cada um sustentado por formas mais avançadas de trabalho com dados, automação, IA comum e IA generativa. O estudo combinou então as respostas da pesquisa com dados externamente validados em várias dimensões de valor, incluindo desempenho financeiro, experiência, sustentabilidade, talentos, inclusão e diversidade, inovação e agilidade.
A comparação do crescimento da receita foi feita utilizando dados de desempenho financeiro das empresas da pesquisa (para empresas com dados disponíveis e após a realização de uma garantia de qualidade dos dados). Para cada grupo de operações inteligentes, a Accenture analisou a receita geral em um determinado ano fiscal e, com base nessa métrica, calculou a relação de crescimento da receita do grupo.