O relatório de desempenho das operadoras brasileiras de redes móveis divulgado nesta terça-feira, 3 de setembro, pela consultoria Opensignal mostra a TIM com maior pontuação quanto à “qualidade consistente” do serviço.
A TIM obteve o melhor resultado em termos de “qualidade consistente” de sua rede em 18 das 27 unidades da federação. A Claro teve a melhor pontuação no Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Já a Vivo ficou na dianteira no Ceará, Paraíba e Santa Catarina. No Paraná e Piauí, houve empate entre TIM e Vivo.
A Opensignal tem uma solução própria que é embarcada em aplicativos e coleta dados de funcionamento das redes, como disponibilidade e tecnologia da conexão móvel. Ao avaliar a “qualidade consistente” das redes móveis, a consultoria mede a frequência com que a experiência dos usuários em uma rede é adequada para atender às demandas dos aplicativos mais exigentes por eles utilizados.
Rede móvel nos estados e DF
A Opensignal também analisou a pontuação média de qualidade consistente em cada uma das 27 unidades da federação. O Distrito Federal obteve a maior pontuação, 69,4%, seguido de Paraná (67,6%), São Paulo (66,4%) e Rio de Janeiro (66%).
Comparada ao levantamento do ano passado, a consistência das redes móveis melhorou em todos os estados e DF, com exceção do Rio Grande do Sul, que sofreu com enchentes no primeiro semestre deste ano. Os maiores avanços foram observados na região Norte, nos estados de Pará, Amapá, Amazonas e Rondônia. Apesar disso, Amapá e Rondônia ainda estão entre os dez últimos colocados em termos de desempenho.
” O cenário desafiador do Brasil resultou em uma disparidade significativa na qualidade da rede. Os estados com populações predominantemente rurais têm experiências de usuário menos consistentes quando comparados aos seus equivalentes urbanos. No entanto, muitos dos estados com as classificações mais baixas apresentam as maiores melhorias ano após ano em Qualidade Consistente. Os aprimoramentos na infraestrutura, como a adição de mais antenas, resolverão ainda mais esse problema e beneficiarão as comunidades rurais e urbanas”, avalia a Opensignal.