A Microsoft anunciou, nesta terça-feira, 24, o investimento de US$ 1,3 bilhão (aproximadamente R$ 7,03 bilhões) no México nos próximos três anos. O objetivo é ampliar a infraestrutura de computação em nuvem e Inteligência Artificial (IA) no país.
A companhia também informou que o investimento visa a melhorar a conectividade e incentivar a adoção da IA por pequenas e médias empresas, buscando acelerar a transformação digital dos negócios de menor porte.
“Estamos entrando em uma nova era de IA com a promessa de criar crescimento econômico inclusivo e oportunidades em todas as funções, indústrias e países, inclusive no México”, afirmou o CEO da Microsoft, Satya Nadella, em evento promovido pela empresa na Cidade do México.
Em comunicado, a big tech destacou que a iniciativa permitirá que 30 mil pequenas e médias empresas mexicanas atualizem as suas práticas comerciais nos próximos três anos.
O investimento também prevê apoio à capacitação em habilidades digitais e IA. Segundo a Microsoft, 5 milhões de pessoas serão beneficiadas por meio do seu programa de competências.
“Nossos investimentos em infraestrutura e qualificação de IA no México ajudarão a garantir que pessoas e organizações em todo o país percebam os benefícios desta mudança tecnológica”, ressaltou Nadella.
Conectividade via satélite
Em seus planos para o México, a Microsoft incluiu a extensão de um acordo com a operadora de satélites Viasat. A dona do sistema Windows informou que planeja levar conectividade para mais de 150 mil mexicanos sem cobertura de rede móvel.
Ao todo, a parceria em andamento com a Viasat deve cobrir 1,45 milhão de pessoas no México até o fim de 2025.