Com abertura das inscrições no dia 30 de agosto, o Itaú Cultural lança filma.aí: edital para projetos em audiovisual com uso de inteligência artificial. Propondo explorar e compreender o que pode ser o encontro da IA com a arte, o objetivo do edital é apoiar e fomentar a expansão de espaços de criação artístico-cultural, mapear os trabalhos neste campo e ampliar as discussões e reflexões sobre o tema. As inscrições encerram em 30 de setembro e devem ser feitas pelo site do IC www.itaucultural.org.br.
O chamamento foi criado a partir do pressuposto de que a IA já está inserida nos diversos campos, como assunto de debates ou ferramenta prática, avançando diariamente da produtividade à criatividade. Nesse contexto, o encontro com as artes se torna inevitável e provocador de novas linguagens e experimentações. Assim, o chamamento convoca a criatividade audiovisual a pensar o que pode ser criado a partir desse encontro.
“Entendemos que a IA já é uma realidade e avança a passos largos. Vemos que esta linguagem traz a possibilidade de expandir as experiências artísticas. Nesse sentido, procuramos compreender esse campo e quais contribuições pode oferecer ao setor”, observa Jader Rosa, superintendente do Itaú Cultural. “Este edital, portanto, é um passo para identificar e mapear iniciativas que comecem a se desenvolver no meio audiovisual e possam efetivamente favorecer este tipo de produção”, completa.
Os interessados devem se inscrever a partir das 9h do dia 30 de agosto até às 18h de 30 de setembro. Os trabalhos devem ter até cinco minutos de duração e devem ser inscritos via formulário disponível no site do IC (www.itaucultural.org.br). Como todas as ações e atividades do Itaú Cultural, a inscrição é gratuita. O resultado será divulgado em dezembro pelo mesmo endereço.
Serão selecionados até 10 projetos que explorem essa possibilidade de narrativa da IA no campo do audiovisual, focada na arte e na cultura brasileiras. Eles serão contemplados com um licenciamento da obra final, para exibição na Itaú Cultural Play pelo período de um ano, além do valor de cinco mil reais, equivalente ao licenciamento.
Podem se inscrever pessoas físicas com idade mínima de 18 anos completos até o último dia de inscrição, pessoas jurídicas e coletivos, desde que legalmente regularizados, todos residentes ou com sede em território nacional. Só será aceita uma inscrição por CPF ou CNPJ. As regras para a participação no chamamento e outras informações estão dispostas no regulamento publicado no site do IC.