Um estudo divulgado recentemente pela Netskope mostra que mais de 10% dos usuários corporativos acessam pelo menos um aplicativo de inteligência artificial (IA) generativa todos os meses, em comparação com apenas 2% há um ano. No entanto, apesar do intenso crescimento no uso de IA os brasileiro não abrem mão da transparência no uso de imagens. De acordo com relatório feito pela Getty Images, 90% dos brasileiros querem mais transparência nas imagens manipuladas por IA.
Uma das conclusões centrais do relatório “Construa Confiança na Era da IA”, divulgado nesta sexta-feira, 7, é a importância da autenticidade e da confiança no envolvimento do consumidor com marcas que empregam imagens geradas por IA, com quase 90% dos consumidores ao nível mundial desejando saber se uma imagem foi criada usando IA. Este foco na autenticidade enfatiza a importância das marcas terem cuidado ao decidir como incorporar imagens geradas por IA nos fluxos de trabalho atuais.
Apoiado pelo VisualGPS, plataforma de inteligência visual e criativa de ponta da empresa, o relatório se baseia nas perspectivas globais de mais de 30 mil adultos em 25 países, inclusive o Brasil, entre os anos de 2022 a 2024. Ele oferece informações sobre as atitudes do consumidor em relação ao conteúdo gerado por IA na publicidade, seu impacto na confiança da marca e fatores-chave que distinguem o conteúdo visual excepcional, independentemente de ser capturado por humanos ou gerado por IA.