A Vivo anunciou Phillip Trauer como novo managing director da Wayra Brasil e da Vivo Ventures, plataformas de investimento em startups early stage e growth, respectivamente.
A intenção é que o executivo ajude na aproximação entre a Vivo e startups, com o objetivo de gerar oportunidades conjuntas, alavancar a estratégia de inovação e novos negócios da empresa e promover a entrada da marca em novos segmentos de mercado.
“É uma honra me juntar a um time que há 12 anos apoia e aposta no ecossistema de inovação aberta no Brasil. Com atuação complementar, pois investem em startups com perfis distintos, Wayra e Vivo Ventures são referências nesse mercado, gerando valor para as startups e para a Vivo”, afirma Trauer.
Phillip Trauer é graduado em economia pela Faculdade IBMEC do Rio de Janeiro e tem MBA com ênfase em finanças e estratégia, pela Universidade de Michigan – Ross School of Business. Com experiência na área de tecnologia e investimentos em startups, foi Principal do Valor Capital Group, gestora americana de venture capital, onde liderou múltiplos investimentos em nível global, passando pelo desenvolvimento de teses, sourcing e pela execução e acompanhamento das empresas investidas. Trauer também acumula passagens por empresas como Sonder, Citi e Ideiasnet.
As empresas
Desde 2012 a Wayra, iniciativa global do Grupo Telefónica, está presente no Brasil. É o fundo de Corporate Venture Capital (CVC) early stage da companhia, investindo exclusivamente em startups que têm potencial de negócios com a empresa.
Por sua vez, o Vivo Ventures, lançado em 2022, é um CVC com R$ 320 milhões para investir em startups “growth” (séries A ou B) com soluções nas áreas de educação, energia, saúde, serviços financeiros, casa inteligente e entretenimento. Estes são os pilares da estratégia de negócios da Vivo, que se posiciona como empresa de tecnologia, oferecendo serviços em áreas que vão além da conectividade.
Com a chegada de Phillip na direção da Wayra e Vivo Ventures, o foco é continuar a protagonizar investimentos estratégicos para a Vivo e o ecossistema, reafirmando o compromisso com a inovação e em buscar novas soluções disruptivas para o Grupo Telefónica. (Com assessoria de imprensa)