Morreu nesta quarta-feira, 19 de junho, o analista e vice-presidente do Gartner. Profissional com longa carreira no mercado de tecnologia da informação (TI), edicou 52 anos ao setor, dos quais 25 foram ao Gartner.
Como vice-presidente na Pesquisa da empresa, Cassio Dreyfuss integrou a equipe de pesquisa para chief information Officers (CIOs), concentrando suas análises na interface entre negócios e TI.
De acordo com o Gartner, o executivo explorava o valor dos negócios de TI, o papel da organização de TI nos negócios, a gestão de demanda e serviços compartilhados, além de abordar estratégia de TI, planejamento, governança e questões organizacionais.
Seus principais interesses de pesquisa incluíam novos padrões de trabalho colaborativo e modelos organizacionais de TI, bem como desenvolvimento e gestão de mudanças. O Gartner destaca ainda que Dreyfuss sempre esteve atento às inovações e ressaltava os desafios da Inteligência Artificial, destacando a necessidade de preparação para esse novo ciclo digital.
“Cassio era conhecido por seu sorriso constante e bom humor. Ele ajudou inúmeros CIOs na transformação digital de suas empresas e costumava dizer que os executivos precisavam se preparar para desempenharem um papel vital, ou corriam o risco de perder o controle”, destaca o Gartner em seu comunicado.
Com sólida formação acadêmica, o executivo possuía pós-graduação em administração de empresas, teoria e comportamento organizacional pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), além de bacharelado em engenharia mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).
Antes de sua trajetória no Gartner, o executivo liderou a unidade de consultoria da Atos no Brasil por quatro anos, atuou como gerente de sistemas de informação no Banco Itaú por onze anos e como consultor de TI por outros doze anos.
Dreyfuss deixa a esposa, Mara, dois filhos (Mariana e Tomás) e seis netos. (Com assessoria de imprensa)