Pesquisa da consultoria IDC apontou que as receitas mundiais de APIs de telecomunicações e redes chegarão a US$ 6,7 bilhões em 2028. Isso representa uma taxa de crescimento anual de 57,1% de 2023-2028. A receita do mercado mundial de APIs foi de pouco mais de US$ 700 milhões em 2023.
Segundo a IDC, as operadoras têm sido incapazes de monetizar de forma eficiente o crescimento e a diversidade de dispositivos que geram cada vez mais tráfego de rede em sua própria infraestrutura.
À medida que o valor da conectividade se tornou lentamente uma commodity, explica a consultoria. Ao mesmo tempo, a valorização das capacidades digitais e de plataformas em todas as indústrias aumentou. De fato, o comércio baseado em plataformas permitiu o rápido crescimento e expansão da economia de marketplaces. Os provedores de serviços de comunicação têm sido lentos para se adaptar.
Com esse pano de fundo, a mescla de redes 5G e a exposição de APIs podem capacitar as empresas de comunicação a se reinserirem como uma plataforma de conectividade chave no cenário digital, desbloqueando a capacidade de vender e escalar mais facilmente a conectividade personalizada e programável sustentada por plataformas de desenvolvedores de aplicativos baseadas em APIs de rede de telecomunicações.
APIs comerciais já estão disponíveis para detecção de fraude, localização e informações do dispositivo, bem como qualidade sob demanda. E a IDC espera que as comunicações acelerem o volume da API e o envolvimento do desenvolvedor.
“Embora o setor de telecomunicações tenha um histórico misto de monetização de APIs, seu foco mais recente em novas APIs de rede está sendo defendido por todos os principais provedores de serviços de telecomunicações para incluir suporte global dos principais agregadores de API, como os provedores de Nuvem de hiperescala e as principais entidades de CPaaS”, disse Patrick Filkins, gerente de pesquisa de IoT e infraestrutura de rede de telecomunicações da IDC. (Com assessoria de imprensa)