A Entidade Administradora da Faixa (EAF) concluiu a implementação da infraestrutura da Infovia 03. A partir de agora, as cidades de Belém, Curralinho e Breves, no Pará, e Macapá, no Amapá, estão interligadas por uma rede de transporte subfluvial. Essa é a primeira das seis infovias que serão implementadas pela entidade, e beneficiará mais de 1,5 milhão de pessoas na Região Norte do país.
Após a realização de um estudo detalhado de viabilidade de rota e concessão do Licenciamento Ambiental por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama), a operação de lançamento do cabo de fibra óptica subaquático foi iniciada no dia 11 de março de 2024, quando a embarcação da EAF deixou a Universidade Federal do Pará (UFPA) com uma tripulação de 112 pessoas, entre profissionais de engenharia de telecomunicações, de rede, geologia, navegação, arqueologia e, principalmente, profissionais conhecedores da dinâmica dos rios, do meio ambiente e das diversidades locais existentes.
Durante três semanas, 594 km de cabos foram liberados lentamente da balsa com apoio de boias, mergulhadores e pequenas lanchas. Nesse período, foram realizados 1,3 mil testes ópticos para confirmar o sucesso da operação.
A segunda etapa, realizada logo após o lançamento do cabo, foi a ativação dos sistemas de transmissão óptica. Depois, a operação avançou para a conexão com as redes metropolitanas nas cidades de Belém, Curralinho, Breves e Macapá. Ao todo, são 69 pontos de conexão, incluindo 40 escolas, sete prefeituras, 12 pontos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cinco pontos de saúde, três pontos de defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica) e dois centros de pesquisas, além de possibilitar que operadoras ofereçam pacotes de internet para os moradores.
A Infovia 03 faz parte do Norte Conectado, programa do Governo Federal que prevê a implementação de oito infovias nos rios da Amazônia. A EAF é responsável pela construção de seis delas, totalizando mais de 9 mil quilômetros de cabos de fibra óptica subaquáticos e investimento de cerca de R$ 1,34 bilhão, oriundo do Leilão do 5G.
O programa Norte Conectado teve início com a implantação do PAC (Projeto Amazônia Conectada), criado em 2015 pelo Exército Brasileiro com a implantação do PAC 1 e do PAC 2. Foi ampliado em fevereiro de 2022 com a implantação da infovia 00 (zero zero) pela RNP, coordenado pelo Ministério das Comunicações. Já a Infovia 01, finalizada em março deste ano pela Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD), liga Santarém (AP) e Alenquer (PA) a Manaus (AM).
Ao todo, serão feitas 12 infovias com recursos do 5G. Além da já realizadas 01 e 03, virão ainda as de número 02, 04, 05, 06 e 08, e outras cinco, ainda não batizadas, com as seguintes rotas: Santarém/PA – Aveiro/PA – Itaituba /PA; Almeirim/PA – Porto de Moz/PA – Senador José Porfírio/PA – Vitória do Xingu/PA – Altamira /PA; Barcarena/PA – Limoeiro do Ajuru/PA – Cametá/PA – Mocajuba/PA – Baião/PA – Tucuruí /PA; Portel/PA – Melgaço/PA – Bagre /PA; Prainha/PA – Monte Alegre /PA. (Com assessoria de imprensa)