A Cisco concluiu a aquisição da Splunk, informou a empresa nesta segunda-feira, 18. O negócio dá à compradora mais recursos no segmento da chamada “observabilidade de rede”, em que é possível ao contratante mapear em detalhes a infraestrutura e checar todo tipo de incidente.
A tecnologia amplia a gama de produtos que a Cisco para a ter relacionadas à segurança corporativa. Com a aquisição, a partir de agora a companhia passa a prover produtos que oferecem uma “visão unificada em tempo real de todo o cenário digital, ajudando as equipes a defender proativamente a infraestrutura crítica, evitar interrupções e refinar a experiência de rede”, diz em comunicado.
“A combinação da Cisco e Splunk fornecem visibilidade e insights verdadeiramente abrangentes em toda a pegada digital de uma organização”, afirma Gary Steele, Vice-presidente Executivo e Gerente Geral da Splunk..
Inteligência Artificial na mira da Cisco
A fabricante não quer ficar de fora da onda de inteligência artificial que vem impactando o mundo corporativo. Mas a abordagem será diferente de outras grandes companhias, que buscam desenvolver as ferramentas de resposta generativa.
A Cisco, no caso, prefere se posicionar como aquela capaz de criar o ambiente essencial para a inteligência artificial ser utilizada. Afirma que as as organizações que desejam utilizar IA e larga escala precisam da infraestrutura para alimentá-la, dos dados para desenvolvê-la, de uma plataforma de segurança para protegê-la e da plataforma de observabilidade para monitorá-la e gerenciá-la em tempo real, como a que foi obtida com a Splunk.
Integração
Nos próximos meses, os clientes podem esperar o lançamento de produtos com a integração da empresa adquirida. A expectativa da companhia é que até junho sejam apresentados os novos produtos e serviços resultantes da tecnologia obtida com a transação.
Nos termos do acordo, a Cisco adquiriu a Splunk por US$ 28 bilhões. A Cisco e a Splunk notificaram a NASDAQ sobre a conclusão da aquisição e solicitaram que o fechamento de capital junto à Securities and Exchange Commission em nome da Splunk. As ações ordinárias da Splunk deixaram de ser negociadas na NASDAQ antes da abertura das negociações de hoje.