tjpr-suspende-multas-contra-isps-por-fixacao-de-fibra-em-postes

TJPR suspende multas contra ISPs por fixação de fibra em postes

TJPR suspende multas da Copel contra ISPs por fixação da fibra em postes
TJPR suspende aplicação de multas relacionadas à fixação da fibra em postes (Crédito: Freepik)

A Justiça do Paraná proibiu, em caráter temporário, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) de aplicar multas a provedores de serviços de internet (ISPs) relacionadas ao compartilhamento de postes. A liminar, concedida na quarta-feira, 10, decorre de uma ação coletiva impetrada pela Redetelesul, associação cuja base é amplamente formada por provedores que atuam no território paranaense.

No processo, a entidade alega que, em caso de irregularidade envolvendo a fixação da fibra em postes, a Copel cobra multas utilizando fatores multiplicadores que variam de 100 a 250 vezes o valor mensal por ponto de fixação. Para a associação, que considera a prática abusiva, a distribuidora de energia tem prejudicado a sustentabilidade financeira dos provedores e utilizado as multas como fonte de receitas.

Na decisão na qual concedeu a antecipação de tutela, o desembargador substituto Anderson Ricardo Fogaça, da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), avaliou que “o valor aplicado a título de multa, observando os fatores multiplicadores de 100 e 250 vezes, seriam excessivos e desproporcionais”.

Além da suspensão das multas, o magistrado determinou que a distribuidora não impeça os provedores de acessarem o sistema CES, a plataforma de gestão de compartilhamento de postes no estado.

As medidas têm validade desde o registro do processo, há cerca de um ano, até a decisão em juízo. A ação coletiva foi ajuizada pela Redetelesul e mais de 100 provedores – os efeitos atingem apenas os signatários, ou seja, a Copel ainda pode multar ISPs que não integram o processo.

“A tutela já é um indício muito forte sobre qual vai ser a tendência do juízo”, afirma Marcelo Siena, presidente da Redetelesul. “Sendo concedida por um desembargador, nos deu uma segurança. Foi uma vitória gigante, pois começamos a pôr um freio nessa ação arrecadatória desenfreada da Copel”, acrescentou, em entrevista ao Tele.Síntese.

Mudança de comportamento

De acordo com Siena, a Copel passou a aplicar multas em série no ano passado, ainda antes do processo de privatização – a empresa deixou de ser uma estatal e abriu o capital em agosto de 2023. Embora não tenha números fechados, a associação estima que, desde então, as penalizações aplicadas pela companhia somem “dezenas de milhões de reais”.

Segundo a entidade, a Copel tem quase 5 milhões de postes no Paraná. Em média, três provedores ocupam, de forma regular, cada poste. O ponto de fixação custa R$ 6,77. A distribuidora também cobra o mesmo preço pelo drop de fibra.

Siena diz que a Redetelesul não questiona a prerrogativa de a distribuidora fiscalizar os postes, mas discorda, em parte, da forma como isso tem sido feito, o que tem aumentado o volume de multas. O dirigente alega que há “um festival de multas no estado” e que a Copel tem forçado os provedores a pagar.

“Ela inscreve o ISP no serviço de proteção ao crédito e pede execução judicial. Também bloqueia o acesso ao sistema [de gestão de postes], assim, o provedor não consegue realizar novos projetos. Ela tem forçado o ISP a reconhecer a multa e parcelar. No desespero, muitos fazem isso”, relata.

No pedido de tutela, a Redetelesul solicitou que o TJPR apontasse outro critério como fator multiplicador das multas. O desembargador, no entanto, não deferiu a solicitação, indicando que a matéria não foi discutida na decisão recorrida.

Em paralelo, a entidade tem outros processos movidos contra a Copel. Um sobre o índice de reajuste do contrato de compartilhamento de postes e outro sobre o drop de fibra.

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira