pesquisa-mostra-distribuicao-ideal-das-24-horas/dia-para-saude

Pesquisa mostra distribuição ideal das 24 horas/dia para saúde

Este texto foi escrito por um colunista do TecMundo; saiba mais no final.

À medida que a tecnologia avança, nossos movimentos corporais são menos necessários para o dia a dia. Cada movimento é minimizado em nossa rotina, o que ocorre desde a Revolução Agrícola, passando pela Revolução Industrial e chegando na Revolução Digital, em que apenas com os polegares no celular, conseguimos o necessário para (sobre)viver.

Porém, temos uma herança com necessidade de movimento corporal enraizada em nossos genes, para que vivamos mais e melhor. Parece que mover o corpo precisa estar presente nas 24 horas que temos diariamente, foi o que mostrou uma pesquisa recente.

Apesar de sobrevivermos no curto prazo apenas com o movimento dos polegares no celular, é o movimento do corpo todo que nos faz viver mais e melhor.Apesar de sobrevivermos no curto prazo apenas com o movimento dos polegares no celular, é o movimento do corpo todo que nos faz viver mais e melhor.Fonte:  Getty Images 

A pesquisa

Uma pesquisa realizou associações entre o uso de 24 horas com fatores de risco para doenças cardíacas, AVC e diabetes, em mais de 2 mil pessoas com idade entre 40 e 75 anos, que usaram acelerômetros no punho por 8 dias, na Holanda. Eles fazem parte do estudo de coorte – The Maastricht Study. Os pesquisadores dividiram o tempo de um dia em 5 comportamentos, segundo o nível de atividade: sono, ficar sentado, ficar em pé, atividades físicas leves e atividades físicas moderadas ou vigorosas.

A distribuição “ideal” das 24 horas

A melhor composição das 24 horas associada à redução de riscos à saúde foi: 8 horas e 20 minutos de sono, 6 horas sentado, 5 horas e 10 minutos em pé, 2 horas e 10 minutos de atividade física leve e 2 horas e 10 minutos para atividades físicas moderadas e vigorosas.

A distribuição “ideal” das 24 horas para reduzir riscos à saúde, segundo pesquisa.A distribuição “ideal” das 24 horas para reduzir riscos à saúde, segundo pesquisa.Fonte:  Canva. Produção do colunista 

O tempo de sono está dentro das diretrizes para adultos, em que é recomendável 7 a 9 horas de sono por noite, pela Fundação Nacional de Sono (EUA). O tempo sentado por dia, o que chamamos de comportamento sedentário, encontrado na pesquisa, está abaixo da média global – uma estimativa a partir de estudos representativos que indicaram o tempo médio de 8,2 horas por dia sentado, em adultos. Apesar de ainda não existir um tempo específico que sirva como um ponto de corte, na prática, tem-se adotado a marca de 8 ou 9 horas/dia (ou mais) sentado, para uma classificação de elevado comportamento sedentário.

Ainda que o tempo destinado à atividade física ser elevado – mais de 4 horas por dia, nesse tempo está incluído qualquer movimento corporal, desde os mais leves, como uma caminhada até o banheiro, até os mais intensos, como um treino em academia.

O que se vê claramente é uma necessidade humana: mover o corpo.

O estudo é um recorte e realizou apenas associações, não sendo possível atribuir causa e efeito. É um estudo preliminar com a melhor composição do uso das 24 horas e novos estudos mais longos são necessários para confirmar o melhor tempo para cada comportamento.

Estilo de vida

Muitas vezes não temos total controle sobre o gasto das horas do nosso dia, pois é preciso trabalhar e outras obrigações dispendem tempo. Também não podemos ser como robôs com tempos pré-determinados para cada comportamento, conforme indica a pesquisa – que associa tempos ideais a menor risco para saúde. Ficar sentado é um comportamento comum hoje, o que podemos fazer é reduzir o tempo contínuo nessa posição, por meio de pausas ativas. Sugestões são pausar 3 minutos a cada 30 sentado ou parar 5 minutos a cada 1 hora sentado.

A ciência tem cada vez mais ressaltado a importância de um estilo de vida equilibrado, o que Markus Vinicius Nahas, pesquisador brasileiro da Educação Física classificou como o Pentáculo do bem-estar, composto por: atividade física, controle do estresse, alimentação saudável, comportamento preventivo e relacionamentos. Equilíbrio parece ser a chave. Além disso, tais comportamentos estão interligados. Para mudar você pode começar com um deles, como sugere o pesquisador James Prochaska: “O exercício transborda para outras áreas. Há algo nele que facilita outros hábitos”.

Reflita sobre como você usa suas 24 horas que tem em um dia. Como você passa o dia pode ter implicações significativas para a sua saúde.

***
Fábio Dominski é doutor em Ciências do Movimento Humano e graduado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Professor universitário e pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE/UDESC). Faz divulgação científica nas redes sociais e em podcast disponível no Spotify. Autor do livro Exercício Físico e Ciência – Fatos e Mitos.

Tags

Compartilhe

iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV